Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.01.17 - 15h50

Livro Arte Contemporânea no Recife será lançado no Museu da Cidade do Recife

img_alt

Lançamento acontece neste sábado, 28. A obra bilíngue inaugura a editora Zanzar (Foto: Gabriel Garcia/Divulgação)

 

Com edição bilíngue, o livro "Arte Contemporânea no Recife dos anos 1990", de Jane Pinheiro, será lançado neste sábado (28), no Museu da Cidade do Recife, a partir das 16h. A obra, que tem apoio do Funcultura, inaugura a mais nova editora pernambucana, a recifense Zanzar Edições, da escritora Maria Alice Amorim. O Museu da Cidade do Recife localiza-se no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, e é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

Rico em fotografias registradas pela própria autora, o livro aborda artistas, performances, montagens e obras atuantes na capital pernambucana no final dos anos 1990. O trabalho recebeu o prêmio de Melhor Ensaio no 45º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco de 2002/2003 e nasceu a partir de pesquisa apresentada em 1999 por Jane Pinheiro, como dissertação de mestrado em antropologia na UFPE. 

“Uso fotografias como texto, utilizo por vezes textos como ilustração”, explica a autora na apresentação da obra, que é conduzida pelo diálogo com novos paradigmas de ciência e o conceito de complexidade do antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin. “Uma modesta tentativa de reintroduzir uma dimensão estética na ciência”, complementa Jane.

O foco do trabalho foram os coletivos Camelo e Carga e Descarga e, também, a atuação da artista Betânia Corrêa de Araújo. O grupo Camelo era formado por Ismael Portela, Marcelo Coutinho, Paulo Meira, Jobalo, Oriana Duarte, Renata Pinheiro. O Carga e Descarga tinha como integrantes os artistas Flávio Emanuel, Maurício Silva, Márcio Almeida e Dantas Suassuna. 

A edição tem tradução para o inglês por John Holtappel e Geraldo Maia. O prefácio é do curador e pesquisador Marcus Lontra. A partir da própria experiência de curadoria no Mamam nos anos 1990 e como grande conhecedor da produção artística contemporânea em Pernambuco, Lontra considera que a pesquisa de Jane Pinheiro “contribui efetivamente para se entender a produção artística pernambucana e a sua inserção no circuito artístico nacional”.

Autora

Jane Pinheiro é professora de artes visuais e fotografia, cinema e vídeo do Colégio de Aplicação da UFPE. Tem mestrado (UFPE) e doutorado (PUC-SP) em Antropologia. Com a tese “Sonhos em Movimento: 1a. Mostra Imaginária de Audiovisuais produzidos por adolescentes no Recife do Século 21”, trata da produção independente de audiovisual por adolescentes do Recife. É autora do livro Caleidoscópio, pela Editora Paulinas. Integra a comissão organizadora do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. É autora do registro fotográfico das calçadas para o livro Caminhos de Pedra - calçadas do bairro do Recife. Tem, ainda, no currículo, a publicação em livros e catálogos, do registro fotográfico de performances, artistas, exposições. 

Editora

Maria Alice Amorim é escritora e pesquisadora. Atua na área de Comunicação e Literatura, com ênfase em jornalismo cultural, e principalmente nos seguintes temas: poesia, literatura de cordel, poéticas de oralidade, arte e cultura populares. Ministra cursos, oficinas, palestras sobre os temas que pesquisa. Autora de diversos livros e ensaios, entre eles figura o premiado No visgo do improviso ou A peleja virtual entre cibercultura e tradição, publicado em 2008 pela Educ, editora da PUC-SP. Cursou Doutorado (2012) e Mestrado (2007) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem Especialização em Teoria da Literatura (UFPE) e graduação em Jornalismo (Unicap).

 

Serviço:

Lançamento do livro “Arte Contemporânea no Recife dos anos 1990", de Jane Pinheiro, e da Editora Zanzar

Quando: sábado, 28 de janeiro

Horário: 16h

Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife.

Informações: 3355.3106/3107