Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 25.01.17 - 11h52

Prefeitura oferece 60 vagas em oficinas gratuitas de robótica

Cursos acontecerão nas próximas quinta (26) e sexta (27), pela manhã e à tarde, no Cetec e no Compaz Governador Eduardo Campos

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realiza, nas próximas quinta (26) e sexta (27), oficinas gratuitas de robótica. Os cursos serão ministrados no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec), no bairro da Soledade, e no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. As 60 vagas nas oficinas de robótica com ferramentas, de encaixe e humanoide são abertas ao público em geral, mas têm vagas limitadas. 

Serão quatro turmas, cada uma com 15 participantes, sendo duas no Cetec e duas no Compaz. As aulas para aprender a montar e programar robôs acontecem em dois dias, das 9h às 12h ou das 14h às 17h, totalizando seis horas de carga horária. A idade mínima para participar é 10 anos e as aulas serão ministradas pelos coordenadores do Programa Robótica na Escola,  desenvolvido nas escolas municipais do Recife.

Em sala de aula, os alunos da rede municipal têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Education, que são os mais utilizados nas competições. Todas as 309 unidades de ensino da rede municipal receberam kits de robótica de encaixe. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) ou em eventos promovidos pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, como a caravana de robôs nas creches municipais e as aulas de robótica específicas para os estudantes com autismo. 

É oferecida também a linha de robótica com ferramentas, que permite a construção de objetos robóticos a partir de peças simples do cotidiano, envolvendo conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação de computadores e metarreciclagem, além de elementos da matemática, da física e de diversas áreas do conhecimento. Com essa linha, o estudante pode reaproveitar objetos de casa, que iriam para o lixo, e construir um robô. 

 

As inscrições para as oficinas podem ser feitas nos links abaixo:

Compaz -  Manhã

http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/groups/matricula-oficina-de-ferias-utec-compaz-manha-robotica

Compaz - Tarde

http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/groups/matricula-oficina-de-ferias-utec-compaz-tarde-robotica

Cetec - Manhã

http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/groups/matricula-oficina-de-ferias-utec-nobrega-manha-robotica

Cetec - Tarde

http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/groups/matricula-oficina-de-ferias-utec-nobrega-tarde-robotica