Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 25.01.18 - 12h37

Ilha do Leite ganha novo plano de circulação viária

 
Medida faz parte de um conjunto de intervenções que estão sendo implantadas pela Prefeitura do Recife com o objetivo de melhorar a mobilidade em áreas estratégicas da cidade
 
 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai implantar neste sábado (27) mais uma mudança de circulação na área central da cidade, desta vez no bairro da Ilha do Leite. A medida faz parte de um conjunto de intervenções que serão implantadas ao longo de 2018 com o intuito de melhorar a mobilidade em importantes polos geradores de tráfego, a exemplo do bairro da Ilha do Retiro, que recebeu nova circulação entre os dias 16 e 20 de janeiro.

Com a medida, as ruas Frei Matias Tévis e Estado de Israel vão passar a compor um binário e um trecho da Rua Antônio Gomes de Freitas passará a ser mão única. O projeto contempla ainda a implantação de ilhas de travessia para os transeuntes, novos semáforos e faixas de pedestres, melhorando a segurança viária da região.

A partir da implantação do projeto, a Rua Frei Matias Tévis terá o sentido invertido, tornando-se em direção à Rua Francisco Alves. Já a Rua Estado de Israel, que tem duplo sentido de circulação, vai passar a ser mão única em direção à Rua General Joaquim Inácio. Para complementar o binário, o trecho da Rua Antônio Gomes de Freitas, entre a Rua Francisco Alves e a Rua Prefeito Jorge Martins, passa a ter sentido único de circulação em direção a Praça Miguel de Cervantes.

Com a mudança, os condutores oriundos da Avenida Governador Agamenon Magalhães que desejam acessar a Rua General Joaquim Inácio, deverão entrar à direita na Rua João Asfora e à esquerda Rua Estado de Israel. Os condutores vindos da Rua Prefeito Jorge Martins deverão cruzar a Rua Francisco Alves em direção a Rua Antônio Gomes de Freitas e a Rua Estado de Israel. Já aqueles que seguem pela Avenida Lins Petit com destino à Rua Estado de Israel deverão utilizar a Rua General Joaquim Inácio e realizar o retorno pela Rua Frei Matias Tévis. A intervenção também dará uma nova opção para quem segue para a Zona Sul. Agora, o condutor oriundo da Rua Frei Matias Tévis, poderá girar à direita na Rua Francisco Alves e convergir à esquerda na via local da Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar a Ponte José de Barros Lima.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explica que a intervenção vai ter um impacto positivo para a região, onde estão localizados diversos centros médicos. "Esse é mais um estudo implantado pela Prefeitura do Recife para melhorar a segurança viária e a fluidez em locais onde existe uma grande circulação de pedestres e condutores. No caso da Ilha do Leite, trata-se do maior polo médico da cidade. As mudanças são necessárias para dar mais mobilidade a região, refletindo, inclusive, na melhoria da acessibilidade à Av. Governador Agamenon Magalhães", afirma.

O projeto contempla ainda a implantação de duas ilhas de travessia. Um delas está localizada no encontro das ruas Francisco Alves, Frei Matias Tévis, Antônio Gomes de Freitas e Rua Prefeito Jorge Martins. No local, haverá ainda a implantação de um semáforo ocasional de pedestre. O outro ponto está localizado no cruzamento das ruas Estado de Israel, Lins Petit e General Joaquim Inácio, onde haverá a implantação de um novo semáforo para garantir mais facilidade na travessia. Além disso serão implantadas cerca de 190 placas de sinalização vertical e 23 faixas de pedestres serão implantadas ou requalificadas.

Para orientar a população sobre as mudanças, um efetivo de cerca de 30 agentes e orientadores de trânsito ficará em pontos estratégicos da área beneficiada, realizando o trabalho de monitoramento durante os primeiros dias da mudança. A CTTU recomenda que os condutores fiquem atentos a nova circulação e respeitem as sinalizações que indicam a proibição de estacionamento na área.