Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.01.21 - 13h15

Profissionais do Samu Recife começam a receber a vacina contra covid-19 nesta segunda (25)

img_alt

Serão contemplados aproximadamente 600 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, que integram o grupo prioritário (Foto: Iggor Moura/PCR)

 

Cerca de 600 profissionais de saúde que atuam na linha de frente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife começaram a receber, nesta segunda-feira (25), a primeira dose da vacina contra covid-19. Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores do Serviço serão imunizados de acordo com o dia da escala de plantão, até a quarta-feira (27). Até hoje cedo, quase nove mil pessoas foram imunizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. 

Desde o início da pandemia, o Samu Metropolitano do Recife tornou-se a porta de entrada para pacientes com sintomas respiratórios, bem como o responsável pelo transporte entre as unidades que fazem o primeiro atendimento, como as emergências das policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e os hospitais de campanha.

“A nossa equipe vem trabalhando há 11 meses no enfrentamento à pandemia. Por isso, durante esses três dias de vacinação, nós temos como objetivo imunizar todos os profissionais do Samu que ficaram e ainda estão expostos ao novo coronavírus, que trabalham no dia a dia atendendo pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave”, afirma o coordenador do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.

Moisés Pereira, 50, é condutor do Samu há 11 anos. Emocionado com a chegada da vacina, preparou uma roupa especial para a ocasião, na qual tem um desenho com a frase ‘eu tomei a vacina’. “Resolvi fazer essa blusa porque estou muito emocionado e queria deixar esse dia registrado para sempre. É um momento memorável e eu estou muito feliz. Ano passado foi muito difícil, inclusive cheguei a ter covid. Mas agora sinto muito alívio e esperança de que as coisas vão melhorar daqui para frente”, revela.

Nesta primeira fase do Plano Recife Vacina, podem se vacinar trabalhadores de saúde da linha de frente; idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e os funcionários desses locais; e pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas. A capital pernambucana recebeu, do Ministério da Saúde, 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal completo para 33,1 mil pessoas. A quantidade de equipes da Prefeitura do Recife em campo passou de 13 para 26, esta semana.

ATENDIMENTOS - A partir do socorro à primeira paciente com suspeita de covid, no fim de fevereiro de 2020, até agora, o Samu registrou mais de 13 mil chamados por causas respiratórias, que geraram, até agora, mais de 6,8 mil atendimentos a pessoas com suspeita de covid-19.