Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.01.21 - 22h25

Recife inicia abertura de 65 salas e 3 drive-thrus de vacinação

img_alt

Com recebimento de 16.520 doses da vacina Oxford/AstraZeneca será possível começar a vacinar idosos acima de 85 anos (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A Prefeitura do Recife inicia, a partir desta terça-feira (26), a abertura de 65 salas de vacinação em nove centros, além de três pontos de drive-thrus para imunizar idosos acima de 85 anos contra a covid-19. O segundo módulo do Plano Recife Vacina será iniciado na próxima quarta-feira (27), viabilizado a partir do recebimento de um lote com 16.520 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, enviado pelo Ministério da Saúde e repassado ao município pelo Governo de Pernambuco. Desde o início da campanha, 9.971 pessoas que formam o público-alvo da primeira fase receberam a primeira dose da CoronaVac.

"Esse lote será utilizado para imunizar as pessoas com mais de 85 anos de idade a partir da próxima quarta-feira (27). Vamos abrir nove centros de vacinações e mais três unidades de drive-thru para este trabalho”, explicou o prefeito João Campos. “É importante dizer que todos ajudem as pessoas que têm 85 anos de idade ou mais a fazer o cadastro para o agendamento no site do Conecta Recife ou no aplicativo do Conecta Recife. Estas pessoas poderão fazer, de imediato, o agendamento, para poder já na quarta-feira (27) serem vacinadas nos Centros”, acrescentou. 

Os centros para a vacinação estarão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Já os drive-thru serão no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS). 

Para a secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque, a decisão da Prefeitura do Recife foi pactuada com o Governo de Pernambuco e baseada em dados epidemiológicos de adoecimento e óbitos em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. “A nossa estratégia é para garantir que esse público passe menos tempo possível exposto ao risco, por isso estamos disponibilizando o agendamento, e abrindo vagas em vários pontos da cidade. É importante que o idoso realize o cadastro previamente para facilitar o agendamento da sua imunização. No entanto, aqueles que não conseguirem fazê-lo, poderão receber a dose mesmo assim porque nos centros montados pela Prefeitura haverá profissionais para fazer isso ”, explicou a gestora. 

Até a próxima quarta-feira (27), a vacinação continuará acontecendo também na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife, na Boa Vista, área central da cidade, onde cerca de 600 trabalhadores de saúde serão imunizados. Pela característica dos grupos prioritários, nesta primeira etapa, a vacinação no Recife estava acontecendo em locais específicos, como hospitais (públicos e privados), policlínicas e outras unidades de saúde, assim como nas instituições de longa permanência para idosos e residências inclusivas. A vacinação segue as escalas de plantões dos trabalhadores desses locais. 

VACINÔMETRO - Também a partir de amanhã (26), a população poderá acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que estará disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. Iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. 

O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Até então, dentro do grupo considerado prioritário para esta primeira fase, foram imunizadas mais de 9 mil pessoas (dado atualizado em 25/01/21). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes. 

FISCALIZAÇÃO - A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.

PRIMEIRA FASE Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, 9.971 pessoas que formam o público-alvo da primeira fase do Plano Recife Vacina receberam a primeira dose da CoronaVac. No total, já foram visitados 74 locais específicos, como hospitais (públicos e privados), policlínicas e outras unidades de saúde, assim como nas instituições de longa permanência para idosos e residências inclusivas. 

Somente até a noite desta segunda-feira (25), mais 1.323 recifenses do público-alvo foram imunizados contra o novo coronavírus. As 16 equipes que estiveram em campo realizaram a vacinação em 22 locais, com mais de 70 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Nos seis primeiros dias de vacinação, a Prefeitura do Recife alcançou a marca de imunizar 100% dos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) regulamentadas pelo SUS, o que representa 752 pessoas acima de 60 anos.