NOTÍCIAS

Turismo | 25.02.16 - 15h36

Olha! Recife retoma atividades após recesso

img_alt

Os passeios gratuitos de ônibus, a pé, de catamarã e de bicicleta contemplarão as seculares pontes do centro da cidade, a abundância verde do Jardim Botânico e os equipamentos que testemunharam a formação da cidade. (Foto: Irandi Souza/ PCR)



O projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, que leva a população e os visitantes para passear pelas belezas e histórias das paisagens recifenses está de volta. Neste fim de semana, o Olha! Recife encerra o período de recesso, oferecendo passeios gratuitos de ônibus, de catamarã, a pé e de bicicleta. Os roteiros deste sábado e domingo contemplarão as seculares pontes do centro da cidade, a abundância verde do Jardim Botânico e tratarão dos equipamentos e lugares que contam os primeiros capítulos do surgimento da capital pernambucana.

No sábado (27), o passeio de catamarã fará um percurso panorâmico em volta da ilha do Recife Antigo, passando por pontes, mangues, Porto do Recife e edificações históricas, a partir das 9h, com saída do Catamaran Tours.

Também no sábado, o roteiro de ônibus será oferecido em dobro, com uma saída pela manhã e uma à tarde. O tema será o Jardim Botânico, área de Proteção Ambiental (APA) com mais de 10 hectares, que conta com orquidário e jardins de plantas medicinais e tropicais, bromélias, cactos e palmeiras, além de meliponário. Refúgio de Mata Atlântica, o equipamento foi reformado e promovido, no ano passado, da categoria C para a A pelo Ministério do Meio Ambiente, passando a ser considerado um dos cinco melhores do País. Os roteiro de ônibus saem da Praça do Arsenal, às 9h e às 13h.

No domingo (28), o Olha! a Pé percorrerá, a partir das 9h, com saída da Praça do Arsenal, os caminhos que levaram à formação do Recife, desde a época em que a cidade foi porto de Olinda até a consolidação da capital pernambucana como a grande metrópole que é hoje.

O passeio contemplará importantes momentos dessa história, desde o surgimento do povoado de pescadores, passando pela chagada dos holandeses e a expansão da cidade, que cresce e se transforma em capital de Pernambuco, ganhando ruas, avenidas, palácios, teatros e pontes, culminando com o movimento modernista que abriu novas avenidas e mudou a cara do centro. Tendo o Bairro do Recife como principal cenário, o roteiro terá paradas no Marco Zero, Marquês de Olinda e Rua da Moeda, Rua do Imperador, Avenida Guararapes, Pátio de São Pedro, Mercado São José, Casa da Cultura, Ponte da Boa Vista e Rua da Aurora.

Ainda no domingo, no mesmo horário, o passeio de bicicleta será dedicado às pontes do centro do Recife que guardam o Capibaribe, sombreando fatos e curiosidades da história da cidade que se desenvolveu às suas margens, desde o período nassoviano, quando foi erguida a primeira ponte do Brasil, até a construção da Maurício de Nassau. Além dela, o percurso subirá a Buarque de Macedo, Antiga Ponte Giratória, Ponte Velha, Ponte da Boa Vista, Duarte Coelho e Santa Isabel. Os inscritos poderão conhecer a história de cada uma dessas construções e de seu entorno imediato, além de usufruir da vista. A saída está marcada para as 9h, da Praça do Arsenal.

Todos os passeios são gratuitos. Mas os interessados precisam fazer sua inscrição, a partir das 9h desta sexta (26), no site www.olharecife.com.br. No dia do passeio, todos os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para doar a entidades de caridade.

Serviço

Olha! Recife no Rio
Tema: Volta à Ilha
Quando: Sábado (27), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas - Catamaran Tours

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Jardim Botânico
Quando: Sábado (27), às 9h e às 13h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife Pedalando
Tema: Capibaribe e suas Pontes
Quando: Domingo (28), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a Pé
Tema: Formação e Transformação do Recife
Quando: Domingo (28), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas