Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 25.02.19 - 15h05

Prefeitura do Recife lança o Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval versão Teile e Zaga

 
A quarta edição manual de combate ao assédio contra a mulher no carnaval conta com a parceria da humorista Alcione Alves e será divulgado nas redes sociais da gestão municipal
 
 
"Chegada entusiasmada. Lá vem de beijo forçado. Te orienta, macho. Num é teile, nem zaga, nem laga. É crime". Esse ano, a Prefeitura do Recife foi mais a fundo na cultura recifense para elaborar a quarta edição do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval. Em parceria com a digital influncer e humorista Alcione Alves, conhecida por suas narrações de coreografias na rede social Instagram, o guia tem como objetivo engajar o debate sobre o combate ao assédio contra as mulheres no carnaval e estimular o fim da violência de gênero. O manual, que este ano traz música e videoclipe, será lançado nesta segunda (25), nas redes sociais da Prefeitura do Recife. Quem assina o Manual é o Gabinete de Imprensa, por meio da Gerência de Presença Digital, e a Secretaria da Mulher do Recife.
 
Com referências à cultura recifense, à linguagem de Alcione e suas gírias, as mensagens do manual ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade. As personas utilizadas na decoração do carnaval também ilustram o manual, que tem versões digital e impressa.  A ideia é reforçar que o consentimento é a medida da diversão e que as foliãs são livres para brincar o carnaval como quiserem. No manual, a gestão municipal traz situações como o beijo forçado, a puxada de braço e as cantadas violentas e lembra que elas são crimes. A rede de enfrentamento à violência de gênero e seus serviços também estão presentes material.  
 
"Nas grandes festas municipais, o combate à violência de gênero é reforçado pela gestão. E este é o primeiro carnaval em que assédio já pode ser tipificado como crime, então o Manual vem para fortalecer esta luta. Além de ser bem humorado, as mensagens ajudam a engajar a sociedade na luta por mais igualdade e para o empoderamento feminino ", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. 
 
Além das versões impressa (para distribuição em pontos físicos) e digital (para compartilhamento em redes sociais), o manual conta, nesta edição, com música e videoclipe, spot para rádio, conteúdo para WhatsApp, cartazes, giffs e tatuagens. "Essa é uma campanha que vai conversar com muita gente. Alcione Alves tem um movimento relevante e necessário dentro desta cultura de influencers. Ela é negra, periférica e usa o humor como forma de resistência", observou a gerente de Presença Digital,Ana Braga.
 
Conhecido internacionalmente, o Manual de como Não Ser um Babaca entrará ainda nos Kits do Folião, entregue pela Secretaria municipal de Turismo e Lazer, aos turistas que chegarão para a folia de momo.