Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.02.20 - 22h56

Nota da Secretaria de Saúde do Recife - 25/02

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informa que está acompanhando o primeiro caso suspeito de coronavírus na cidade. Este é o 59° caso suspeito no Brasil, dos quais 54 foram descartados e cinco seguem em investigação, em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do Recife foi comunicado, nesta terça-feira (25), sobre a chegada de um caso suspeito de COVID-19 ao Aeroporto Internacinal do Recife. O plano de contingência foi acionado, seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife fez o transporte da paciente para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). A mulher de 51 anos, residente em Caruaru, veio de São Paulo para o Recife, depois de passar por Milão, e apresentava quadro clínico estável no momento do transporte.

A Secretaria de Saúde do Recife informa ainda que a Vigilância Epidemiológica do município também está apoiando a Anvisa e a Secretaria de Saúde do Estado no que se refere ao monitoramento dos passageiros que tiveram contato com o caso suspeito.

O caso só será confirmado ou descartado após a realização de exames complementares. A Vigilância Epidemiológica do Recife seguirá monitorando os passageiros residentes na cidade que tiveram contato com o referido caso suspeito.

A Sesau lembra que, desde janeiro, profissionais da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), agentes redutores de danos, além dos núcleos de epidemiologia das unidades de saúde municipais e privadas, receberam treinamento sobre as características do coronavírus e dos sinais, sintomas e tratamento do COVID-19; como identificar casos suspeitos, como deve ser o fluxo de notificação, como conduzir os pacientes que venham a procurar as unidades municipais com sintomas de infecção por coronavírus, como evitar a transmissão do coronavírus e outros vírus, entre outras orientações. 

A Sesau também capacitou profissionais da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer do Recife (Seturel), representantes do trade turístico, do Sindicato dos Taxistas e motoristas de aplicativos sobre o novo coronavírus, para deixar os profissionais de turismo aptos a dar as primeiras orientações aos visitantes sobre o novo vírus e tranquilizar os turistas sobre a situação na capital pernambucana.