NOTÍCIAS

Cultura | 25.03.15 - 21h43

Ariano Suassuna é tema de palestra ministrada para profissionais da Rede Municipal

Especialista na vida e obra do escritor paraibano falou sobre o surgimento e as características do Movimento Armorial. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Tema do ano letivo de 2015, Ariano Suassuna e o Movimento Armorial foram assuntos da palestra ministrada nesta quarta-feira (25), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), da Secretaria de Educação do Recife, e se insere no conjunto de atividades voltadas ao tema no ano letivo. A exposição do tema ficou a cargo do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carlos Newton Júnior, especialista na história e nos trabalhos do escritor paraibano. O público-alvo foram professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede, que devem replicar os conhecimentos nas escolas em que trabalham.

Utilizando como gancho a riqueza das obras literárias de Ariano, o docente destacou a importância da leitura, não só no início do processo de letramento, mas no decorrer de todo o desenvolvimento cognitivo e criativo de crianças e adolescentes. Carlos Newton Júnior apresentou também as características e curiosidades de algumas das mais importantes obras de Ariano, que chegou a escrever mais de 30 livros, entre romances, poesias e espetáculos teatrais. Das peças, o professor destacou "O Auto da Compadecida", "A Pena e a Lei" e "O Santo e a Porca". Na prosa, o livro "A Pedra do Reino" chegou a ganhar uma adaptação para a TV.

O Movimento Armorial também foi debatido. Fundado na década de 70, o novo conceito artístico promovia a convergência entre a cultura popular e a erudita, num diálogo direto entre a tradição mediterrânea e a sertaneja, aspectos marcantes na vida de Suassuna. Para Carlos Newton Júnior, que foi levado à docência por influência do próprio Ariano, a obra do mestre deve ser ensinada aos estudantes já nos primeiros anos escolares. "Ele foi um gênio da literatura. Os conhecimentos adquiridos com o ensino dessa temática são fundamentais para despertarmos na criança, desde cedo, o reconhecimento das tradições e memórias da cultura nordestina. Nós precisamos conduzir esses estudantes aos encantos do universo da leitura. Essa é nossa função como educadores, e as obras de Ariano são um excelente ponto de partida", avalia o especialista.

Dentre os presentes, Vera Marques, coordenadora pedagógica da Creche Municipal Ana Rosa Falcão, em Santo Amaro, aprovou a iniciativa. "Ariano faz parte da nossa cultura e é muito importante que nós o apresentemos para as crianças, mesmo as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como a temática armorial tem muito apelo visual, facilita o trabalho e o aprendizado dos mais pequenos. Já até pensamos na estratégia: vamos usar as dramatizações e apresentações visuais da xilogravura para levar um pouco da nossa cultura e tradição para dentro de sala de aula", relatou.

Nesta quinta, os presentes ainda puderam assistir ao vídeo de uma entrevista concedida pelo escritor e a uma apresentação artística do grupo de teatro do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife. Outras ações como essa devem acontecer ao longo do ano, dando continuidade aos trabalhos com os profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre o temática do ano letivo.

Para Ivana Cavalcante, coordenadora do PMBFL, a ação funciona como um reforço para os trabalhos e atividades a serem desenvolvidos em sala de aula. "O que pretendemos é equipar o professor e o gestor com todas as informações necessárias para trabalhar o tema com os estudantes. Ariano Suassuna e o Movimento Armorial são elementos tão nossos que achamos ser de fundamental importância levarmos essa temática a todos que compõe a Rede Municipal", disse.