NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.03.17 - 14h07

Mutirão Recife em Ação leva serviços integrados a comunidades em Dois Irmãos

img_alt

O prefeito Geraldo Julio acompanhou a atividade que aconteceu neste sábado (25) e ofereceu serviços de saúde, limpeza, infraestrutura educação e cidadania (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os moradores do Córrego da Fortuna, do Sítio do Braz e do Sítio dos Pintos, no bairro Dois Irmãos, puderam usufruir, ao longo deste sábado (25), de diversos serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife, gratuitamente e bem perto de casa. A Escola Municipal Gilberto Freire, localizada na Av. Professor Cláudio Selva, no Córrego da Fortuna, sediou o mutirão integrado de várias secretarias e órgãos da Prefeitura, chamado Recife em Ação, no qual o município leva para as comunidades serviços como aferição de pressão, retirada de documentos, orientação  jurídica, limpeza urbana, vacinação, defesa dos animais, exibição de projetos educacionais e outros diversos atendimentos. O prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto a ação, que também promoveu visitas de agentes ambientais em domicílio, para orientar e combater o mosquito do Aedes aegypti e vistorias porta-a-porta da Defesa Civil.

“Essa é uma ação permanente da Prefeitura que visita vários bairros. Além dos serviços disponíveis aqui na escola, a Emlurb também está nas ruas e nas praças, fazendo limpeza, cuidando das encostas e preparando estas localidades para o inverno. Temos este mutirão pelo menos duas vezes ao mês e mobilizamos várias de nossas secretarias para trazer alguns serviços para mais perto da população”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Uma equipe composta por médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde estavam orientando a população sobre hábitos corretos e realizando aferição de pressão arterial, teste de glicose, vacinação, teste de tuberculose, avaliação clínica de manchas suspeitas de hanseníase, teste rápido de HIV e distribuição de kits de saúde bucal, assim como palestras educativas. Além disso, a população que compareceu ao local pôde fazer o Cartão do SUS, avaliação para ingresso no Programa Academia da Cidade e ainda exame de mamografia a mulheres com idade entre 50 e 69 anos, no Mamógrafo Móvel da PCR.

"Para mim este serviço é maravilhoso. Consegui solicitar meu RG, que perdi, sem dificuldades ou burocracias. Aproveitei e vi se minha pressão estava nos conformes e levei meu cachorro para uma aplicação de medicamentos contra pulgas e carrapatos. Essa iniciativa é um sucesso!", declarou animada a cuidadora de idosos, Carmen Lúcia Oliveira.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife realizou serviços de vistoria e monitoramento em  barreiras e outros pontos de risco, colocação de lonas, capinação, roçagem e podas de árvores. Mais de 60 servidores, entre técnicos, engenheiros, assistentes sociais e pessoal de apoio estarão envolvidos nesse trabalho. A Defesa Civil vai fazer, ainda,  ações porta-a-porta, orientando as famílias sobre medidas preventivas em casos de chuvas. A Emlurb, por sua vez, esteve com mais de 150 trabalhadores envolvidos nos trabalhos de varrição de ruas e avenidas, capinação, poda e corte de árvores, recolhimento de entulhos, pintura do meio-fio e recuperação do sistema de iluminação pública da comunidade.

Na área de cidadania foram disponibilizados a emissão de RG e segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. Foi realizado cadastramento no Programa Bolsa Família e orientação jurídica, tudo gratuito para a população. A Secretaria de Educação esteve presente no Recife em Ação com os serviços da Unidade de Tecnologia em Educação e Cidadania (UTEC). A programação contou com exposições dos robôs LEGO, do programa Robótica na Escola, as crianças da comunidade tiveram acesso aos tablets educativos e à oficinas de animação digital. Além da área de tecnologia na educação, a Secretaria disponibilizou os jogos de raciocínio lógico do programa Mentes Inovadoras e muita contação de história com o programa Nas Ondas da Leitura.