Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 25.03.19 - 16h08

CTTU realiza novos cursos de atualização para agentes de trânsito e transporte

 
Os cursos preveem a capacitação de todos os agentes de trânsito e transporte do município. Até o fim deste ano 250 profissionais estarão capacitados
 
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) inicia mais um Curso de Atualização permanente para agentes de trânsito e transporte do município. A  partir desta segunda-feira (25), até a próxima sexta (29), uma turma de 25 agentes receberá a capacitação, das 8h às 17h, na Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (Utec-Recife), no bairro de Santo Amaro. A novidade na estrutura curricular será o acréscimo das aulas de Engenharia de Tráfego. Serão abordados também assuntos como Operação e Fiscalização de Trânsito, Ética Profissional, Direção Defensiva e  Primeiros Socorros.

O conteúdo das aulas vai contemplar as situações rotineiras dos agentes, visando alinhar os conhecimentos teóricos com as práticas de abordagem, fundamentais para o trabalho cotidiano dos profissionais que atuam nas ruas do Recife. A grade oficial do curso contará com 40 horas/aula. A iniciativa é realizada em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura da Cidade do Recife (EGPCR) e a Secretaria de Educação. 

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a atualização dos agentes é essencial para o aperfeiçoamento da categoria e garante a qualidade do atendimento ao cidadão. "Toda capacitação contribui para um atendimento cada vez mais eficiente em todas as áreas profissionais. A oferta de noções de engenharia alinhada a experiência diária no trânsito vai permitir uma maior integração dos agentes com a equipe de engenharia do órgão na execução de projetos viários", disse. 

O Curso de Atualização faz parte do projeto de formação continuada inserido no Programa Municipal de Educação para o Trânsito da CTTU, voltado para a formação em serviço dos agentes de trânsito e transporte. A ação tem o objetivo de contemplar todos os agentes que atuam no Recife e está em consonância com a Portaria nº 94, de 31 de maio de 2017, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que prevê a atualização dos profissionais que executam as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento, com carga horária mínima de 32 horas/aula.