Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.03.19 - 16h10

PCR oferta mutirão de exames ginecológicos para homens trans

 

Nestas terça (26) e quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife realizará na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, um mutirão de exame preventivo ginecológico para homens trans. Os atendimentos da ação #partiuprevençao começarão a partir das 13h, e serão disponibilizadas 20 vagas em cada dia. Os usuários também poderão participar de outras atividades além da citologia oncótica, também conhecida como exame Papanicolau.

O mutirão é voltado aos homens trans já cadastrados no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, que funciona dentro da Policlínica, mas também será aberto para outros usuários residentes no Recife que nunca tenham passado pelo serviço. Nesse caso, é preciso fazer agendamento pelo telefone 3355.7811. Além do exame preventivo do colo do útero, que será feito por uma enfermeira, haverá distribuição de preservativos, orientações sobre como evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e conversa sobre direito sexual e reprodutivo.

A citologia oncótica é uma das principais estratégias para rastrear precocemente o câncer de colo de útero. O Ministério da Saúde orienta que o exame seja feito por todas as pessoas com sexo biológico feminino com idade entre 24 e 65 anos, independente da identidade de gênero.

AMBULATÓRIO LGBT – O Ambulatório LGBT Patrícia Gomes é o primeiro ligado à Atenção Básica em Pernambuco e tem o objetivo de promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. O ambulatório tem capacidade para realizar 20 atendimentos por semana e funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h. Os pacientes são assistidos por equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo, além de residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família. O serviço oferece exames clínicos e tratamento adequado à necessidade do usuário.

Serviço:

Pauta: #partiuprevenção – Mutirão de citologia oncótica para homens trans

Local: Policlínica Lessa de Andrade – Estrada dos Remédios, 2416, Madalena

Data/hora: terça-feira (26), 13h