NOTÍCIAS

Cultura | 25.04.11 - 10h57

Novas turmas de cursos profissionalizantes começaram nesta segunda-feira

As 14 escolas do Recife oferecem 3.381 vagas em 32 cursos

Por Marcos da Silva

Começaram nesta segunda-feira (25), as aulas nas 14 escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife. Os 32 cursos oferecidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) abrangem as áreas de turismo, alimentação, idiomas, cultura, serviços, artesanato, industrial, comercial, construção civil, estética facial e corporal.

Ao todo, a Seel disponibilizou 3.381 vagas em turmas de capacitação com carga horária de 250 horas/aula – e duração de dois meses e meio de atividades - destinadas aos beneficiários dos programas sociais da Prefeitura, como Bolsa Escola e Bolsa Família; estudantes de 3º e 4º ciclos; educação de jovens e adultos (EJA) e pessoas residentes nas proximidades das instituições de ensino.

Na Escola Profissionalizante Zuleide Gomes Monteiro, localizada na Rua Melânio de Barros Correia, S/N, em Beberibe, que funciona nos três turnos, foram oferecidas 330 oportunidades nos cursos de Culinária, Doces e Salgados, Depilação, Atendente Administrativo, Confeitaria, Pastelaria, Espanhol, Técnicas de Vendas, Eletricidade Predial, Recepcionista em Turismo e Bombeiro Hidráulico. No entanto, 634 pessoas procuraram a unidade de ensino para reforçar os conhecimentos.

Os cursos mais procurados na Zuleide Gomes Monteiro foram Atendente Administrativo; Eletricidade Predial; Espanhol; Recepcionista em Turismo e Doces e Salgados. Como o número de candidatos foi superior ao número de vagas, foi realizado um sorteio público. Aqueles que não foram contemplados com uma oportunidade passaram a fazer parte de uma lista de espera e caso não surjam vagas para todos, podem se reinscrever em julho. “Todos os cursos são muito procurados. Para os da área de alimentação, a escolaridade mínima é de 5ª série. A simples medição de ingredientes e a interpretação de receitas exigem conhecimento. Considero positiva esta norma criada no Fórum de Gestores das Escolas Municipais, pois com isso, incentivamos o retorno às salas de aula,” disse a diretora, Eurídice Correia.

A professora de Espanhol, Aline Adriana, dá aulas para uma turma de 25 alunos na Escola Profissionalizante Zuleide Gomes Monteiro. “No programa discutimos a oralidade, saber passar as informações corretamente, a escrita e a audição. Também faço ditados, visando à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Brasil”, reforça a educadora.

Josenilda Silva, 28 anos, está matriculada na turma de Espanhol. Com o Ensino Médio concluído, a aluna é veterana na Escola Zuleide, onde também completou os conhecimentos em Técnicas de Vendas e Atendente Administrativo. “Quero adquirir mais informações para estar melhor qualificada para o mercado de trabalho”.

Única aluna na turma de Eletricidade Predial, Elizabete Machado, de 29 anos, frequenta o 1º ano do Ensino Médio e busca capacitação para tornar-se competitiva na disputa por um emprego. “Sou curiosa e me interesso em aprender mais”, completou.