NOTÍCIAS

| 25.04.11 - 11h13

Prefeitura inicia vacinação contra a gripe no Recife

Objetivo é vacinar cerca de 250 mil pessoas até o dia 13 de maio

Por Larissa Correia

A Prefeitura do Recife começou oficialmente nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a gripe. Em sua 13ª edição, a mobilização apresenta duas novidades: além de imunizar contra três tipos de vírus Influenza – incluindo o A (H1N1), o público alvo será formado por idosos com mais de 60 anos, gestantes e crianças com seis meses e menos de dois anos de idade. Até o ano passado, os critérios para o recebimento variavam segundo fatores como faixa etária.

O principal objetivo da campanha é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela gripe. Por isso, o grande foco da ação está em populações mais suscetíveis a complicações da doença. Nossa meta é, até o dia 13 de maio, atingir pelo menos 80% dos quase 250 mil moradores da capital pernambucana com o perfil”, apontou Gustavo Couto, secretário de Saúde do Recife. Também receberão a vacina profissionais que exerçam atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, atendimento ou investigação de casos de infecção respiratória.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Elizabeth Azoubel, o produto não deverá ser administrado a pessoas com gripe e febre, alérgicas a ovo ou que tenham apresentado alguma reação grave à vacina, como choque anafilático. As crianças deverão receber uma segunda dose 30 dias após a primeira.

A imunização já está disponível em cerca de 180 unidades da Rede Municipal de Saúde, entre PSFs, policlínicas, unidades tradicionais, maternidades e hospitais pediátricos. No próximo sábado (30), quando ocorrerá o Dia D de Mobilização Contra a Influenza, a Prefeitura do Recife contará com o reforço de quase 70 postos temporários. Eles serão instalados em locais como shopping centers, hipermercados e estações de metrô, entre outras.

Benefício - A imunização reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados, diminuindo ainda as mortes hospitalares por pneumonia e gripe e as relacionadas às outras doenças respiratórias. Atualmente, a vacina contra a Influenza é a arma mais eficaz contra a enfermidade e, por isso, a campanha também serve de alerta para que a sociedade procure o serviço municipal de saúde para receber as doses.

Quem tiver dúvidas a respeito da vacinação deve ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. A ligação é gratuita.

ASSUNTOS: