NOTÍCIAS

| 25.04.11 - 15h43

Profissionais do Programa Mais Vida discutem qualificação no atendimento a usuários de crack

No evento, serão discutidos os documentos entregues para os médicos e psiquiatras dos CAPS AD, distribuídos no último encontro.

Por Tádzio Estevam

Os profissionais que compõem o programa Mais Vida (agentes redutores de danos), ligado à Secretaria de Saúde do Recife, se reúnem na tarde desta segunda-feira (25) para dar segmento à linha de discussão sobre a qualificação do atendimento dos usuários de crack e seus familiares. O encontro acontecerá a partir das 14h no auditório do Centro de Prevenção e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA), localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 2130 – Tamarineira.

As discussões tiveram início ainda no ano passado com o mapeamento do atendimento de cada um dos seis Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, distribuídos nos seis distritos sanitários que demarcam o Município. Em cada encontro foram definidos encaminhamentos como a busca de estudos sobre o atendimento ao usuário de crack e o envio de cópias de como a rede vem atendendo a demanda, tudo para qualificar o atendimento.

No encontro de logo mais, a rede irá discutir os documentos entregues para os médicos clínicos e psiquiatras dos Caps ad, distribuídos no último encontro. Eles contem uma avaliação da cultura do uso do crack após uma década de introdução da droga na cidade de São Paulo, assim como o tratamento da dependência do crack; a importância da família no tratamento do uso abusivo de drogas: uma revisão de literatura; a caracterização da cultura de crack na cidade de São Paulo: padrão de uso controlado e o crack em São Paulo, 20 anos depois.

A qualificação terá a participação da equipe da Gerência do Mais Vida, gestores dos CAPS AD, médicos clínicos e psiquiatras dos CAPs, além da Profª Roberta Uchôa da UFPE e do Prof. Marcus Túlio e a Mestre Renata Almeida.

ASSUNTOS: