NOTÍCIAS

Cultura | 25.04.14 - 16h29

Segunda turma do Programa Trampolim concluiu o curso nesta sexta-feira (25)

Alunos passaram por capacitação de três meses sobre teatro, legislação de trânsito, direitos humanos e cidadania. (Foto: Irandi Souza/PCR)

Os 36 alunos da segunda turma do Programa Trampolim, da Secretaria de Segurança Urbana do Recife, receberam o certificado de conclusão de curso nesta sexta-feira (25), em uma cerimônia na Torre Malakoff, no bairro do Recife. Os meninos e meninas passaram por uma capacitação de três meses, com educadores do Centro Cultural Picadeiro, sobre teatro, legislação de trânsito, direitos humanos e cidadania para serem inseridos no mercado de trabalho. A ação integra o eixo de Recuperação de Situação de Risco do Pacto Pela Vida do Recife.

O secretário-executivo de Segurança Urbana, Eduardo Machado, entregou os certificados aos jovens e ressaltou a importância de programa. "O Trampolim é uma ação consolidada na Prefeitura, que muito nos orgulha e que mostra, na prática, vocês podem mudar de vida. E isso muito nos orgulha e nos inspira", disse. O gestor também ressaltou que todos os 38 participantes da primeira turma estão empregados, na iniciativa pública ou na privada. Até o final do ano, mais 80 pessoas serão beneficiadas com o programa.

Higor Jean, 19 anos, foi um concluintes da segunda turma e que teve sua vida melhorar com o Trampolim. "Eu mudei as minhas atitudes. Agora quero estudar, fazer a minha faculdade de engenharia e arranjar um emprego. Quero conseguir realizar alguns sonhos, inclusive o de poder mostrar o meu talento e a minha música" disse o aluno. Já a aluna Sthefane Célia, de 19 anos, conseguiu um emprego há dois meses e tornou-se uma profissional de destaque. " o curso melhorou e muito a minha vida. Hoje, as pessoas confiam em mim", destacou.

A ação pretende oferecer novas chances a jovens, com mais de 18 anos, que estejam estudando e sejam egressos da Funase ou usuários de liberdade assistida. São três meses de curso, com aulas nas segundas, quartas e sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Torre Malakoff. Os alunos recebem uma bolsa progressiva, vale-transporte e lanche. Segundo o coordenador do Centro Cultural Picadeiro, Bóris Trindade, o programa é pioneiro e veio para ficar. "Esta segunda turma tem tudo para dar certo. Eles são muito interessados em conseguir um emprego, mudar a forma de ver a vida. Este projeto é pioneiro", finalizou.