Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 25.04.16 - 20h41

Dois Jacarés são resgatados no Cabanga

Os animais, um adulto com 2,20m e um jovem com 1,5m, foram encontrados por garis e populares no manguezal do Cais José Estelita

 

A Brigada Ambiental do Recife resgatou, na tarde desta segunda-feira (25), dois jacarés da espécie papo amarelo, no Cais José Estelita, na altura do Cabanga. Os animais, um adulto com 2,20m e um jovem com 1,5m, foram encontrados por garis que faziam limpeza no manguezal e por funcionários do Cabanga Iate Clube. A presença dos bichos chamou a atenção de quem passava pelo local, mas ninguém se feriu. 

Quando a Brigada chegou ao Cabanga, um dos jacarés havia se alojado em uma oficina do clube e o outro estava em uma área próxima ao manguezal. “O primeiro a ver o bicho foi um gari. Ele nos contou que estava retirando o lixo preso nas margens do rio, viu um tronco largo e resolveu sentar nele. Na verdade, era o jacaré mais velho, com mais de 2 metros. Ele tomou um susto e por pouco não foi ferido pelo animal”, contou o chefe da Brigada Ambiental do Recife, Julio Melo.
 
Ao todo, seis homens da Brigada e da Guarda Civil Municipal fizeram o resgate dos animais. O jacaré mais velho, segundo Melo, deu um pouco de trabalho devido ao seu tamanho e agressividade. “Era um animal adulto, estava muito saudável e ativo. Por isso, deu um pouco de trabalho, mas excutamos a ação com segurança para o animal e para nós. Com 10 anos de experiência, posso dizer que esse foi um dos maiores animais que já resgatei”, contou.
 
Melo ainda alerta que o jacaré é um dos animais mais agressivos da fauna local e a população não deve se arriscar tentando capturar o bicho. “No Cabanga, muitas pessoas foram ver o animal e pescadores tentaram prendê-lo. Não se deve fazer isso. O risco de se ferir é alto. O melhor é isolar a área e solicitar o resgate para nós ou para a CPRH, que dispomos de equipes preparadas para este tipo de atividade”, frisou.   
 
A Brigada Ambiental levou os dois bichos para o Centro de Triagem da CPRH, na Guabiraba. Embora esta espécie de jacaré seja facilmente encontrada no Rio Capibaribe, não é comum estar em uma área onde há forte incidência de água salgada.