NOTÍCIAS

Educação | 25.04.16 - 20h53

Ex-presidente do Inep elogia desempenho da rede municipal do Recife no Saepe

img_alt

O professor José Francisco Soares apresentou ao prefeito sua análise sobre a capital pernambucana, que obteve, em 2015, o maior crescimento na série histórica do Saepe (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

O ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, apresentou ao prefeito Geraldo Julio, nesta segunda-feira (25), sua avaliação a respeito do desempenho da rede municipal de ensino do Recife no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe). A rede municipal obteve, em 2015, seu maior crescimento na série histórica do Saepe, que avalia os alunos do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Português e Matemática.
 
Para o professor Francisco Soares, por trás dos resultados da capital pernambucana, existem aprendizados relevantes. "O artigo 205 da Constituição Federal diz que a educação é um direito de todos. Mas democracia não é só a criança ir para a escola, mas sim ir para a escola e aprender. A expressão concreta do atendimento do direito à educação é o aprendizado, que é comprovado por resultados. Um aumento de dez pontos de uma avaliação para outra do Saepe é muita coisa, é bastante significativo", avalia o pós-doutor em Educação pela Universidade de Michigan.
 
Na visão do prefeito Geraldo Julio, os resultados comprovam que o trabalho da Prefeitura do Recife está no rumo certo. Nos três primeiros anos da atual gestão, já foram investidos mais de R$ 156 milhões em educação, valor 50% maior que a soma dos investimentos na área nos 12 anos das administrações anteriores. "O que fica de central para mim é que é possível. Estamos caminhando no rumo certo", disse o gestor.
 
De acordo com o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, os resultados mostram melhorias na média de proficiência em todos os anos avaliados, gerando os maiores resultados numéricos da rede municipal desde que o Saepe foi implantado, em 2008. "Pela primeira vez, os três anos avaliados melhoraram tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. Na comparação com 2014, os índices de aprendizagem dos alunos tiveram avanços significativos, bem como os percentuais de participação dos estudantes. Em nenhum outro momento crescemos tanto em todos os níveis".
 
Jorge Vieira creditou os avanços à dedicação dos professores e gestores, que se esforçam para superar as dificuldades do dia a dia, e a uma série de medidas tomadas pela administração municipal, como o monitoramento constante das unidades educacionais, agora com coordenadores pedagógicos em 90% delas; o desenvolvimento de uma política de formação com foco nas principais necessidades da rede municipal,  a implantação da Política de Ensino, que é a unificação do currículo para toda a rede, e o incentivo à produção científica de estudantes e professores, estimulados pelo uso de tecnologia, como aulas de robótica e distribuição de tablets.
 
A reunião também contou com a participação do secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Alexandre Rebêlo, secretários-executivos da Secretaria de Educação do Recife e representantes da Editora Positivo, parceira da Prefeitura na implementação de projetos que colaboram para a melhoria da qualidade da educação do Recife.
 
CELEBRAÇÃO - Na manhã desta terça-feira (26), a Secretaria de Educação do Recife vai entregar certificados de mérito às 40 escolas com as melhores médias de proficiência e/ou mudança de padrão de desempenho no Saepe. Também receberão certificados outras unidades que tiveram bom desempenho e que conseguiram garantir a participação de pelo menos 80% dos seus estudantes na avaliação. O evento será realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, a partir das 8h30.
 
Além da apresentação dos resultados para os gestores, coordenadores, professores e técnicos pedagógicos, haverá palestra do professor José Francisco Soares. Entre outros assuntos, o ex-presidente do Inep falará sobre o que os números do Recife no Saepe indicam.
 
SAEPE - O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. Aplicado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, o Saepe também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe).
 
 
Clique aqui para conferir o resultado completo.