Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.04.16 - 20h31

Residentes de cinco áreas da Saúde do Recife recebem certificado

img_alt

Solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 25, no Centro de Formação Professor Paulo Freire (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Secretaria de Saúde do Recife entregou nesta segunda-feira, 25, o certificado de conclusão a profissionais que participam do Programa de Residência Médica e na área de Profissional da Saúde  do Recife, de cinco áreas de saúde, durante solenidade realizada no Centro de Formação Professor Paulo Freire, com a participação dos representantes dos Conselhos Profissionais de Medicina, Odontologia e Enfermagem e comissões de residências multiprofissional  - Coreme,  Coremu -, Imip e UPE. 

Na ocasião o secretário Jailson Correia destacou o avanço nos programas de residências aprovados pelo Ministério da Saúde para o município, com o aumento de duas vagas para 138 no total. "Temos na aprovação dessas residências um crescimento significativo, configurando em um avanço na qualificação desses profissionais de saúde, com ganhos na prestação dos serviços de saúde ofertados à população. O serviço público tem uma razão de ser que é o de servir à população", acrescentou o secretário Jailson Correia. A secretária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Kamila Mattos, reforçou a importância da formação profissional da Rede de Saúde do Recife, lembrando que oito programas de residências estão em andamento tendo como cenário  a Rede de Atenção à Saúde.  

A residente em Odontologia e Saúde Coletiva, Rosângela Brayner, uma das concluintes, avaliou que a experiência foi excelente. "Percebo que há uma abertura de novos horizontes para o exercício profissional, especialmente na preparação  do profissional no conhecimento da Rede de Saúde com seus desafios, dificuldades, mostrando que podemos melhorar o atendimento", disse. 

 

Programa - As Residências acontecem por um período de 02(dois) anos, com exceção do Programa de Medicina em Psiquiatria, em que o tempo é de 03(três) anos. Os programas de Residência em Saúde constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinado às profissões da saúde e, é reconhecida como a mais importante titulação, na formação de especialistas. Esses Programas integram a Política da Gestão do trabalho e da Educação na Saúde do Recife, que tem como um dos objetivos a educação voltada para a transformação da realidade. Os mesmos vinculam-se à diretriz institucional de transformar a Secretaria de Saúde em um Polo de Formação e Pesquisa comprometido com a formação de estudantes e de profissionais para o SUS.

 

Conclusão de 20 profissionais residentes dos seguintes programas:

 

PROGRAMA

NÚMERO DE RESIDENTES CONCLUINTES

Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade

01

Residência Médica em Psiquiatria

04

Residência em Enfermagem em Atendimento Pré Hospitalar

01

Residência em Odontologia em Saúde Coletiva

09

Residência em Enfermagem em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia

05