Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.04.17 - 20h43

Hospital da Mulher orienta usuárias no combate à Hipertensão Arterial

 

O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, marcará o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril (quarta-feira), com uma série de salas de espera (mini palestras que acontecem enquanto os pacientes aguardam atendimento). Na ocasião, as usuárias receberão orientações e poderão tirar dúvidas sobre alimentação saudável, prática de exercícios físicos, saúde emocional, entre outros. “As salas de espera vêm sendo muito bem recebidas porque são um cuidado adicional com as mulheres que estão a espera de consultas e exames”, ressalta a diretora do HMR, Isabela Coutinho.

Ministradas por profissionais de saúde, as abordagens acontecem no período da manhã e da tarde, no centro de imagem, no ambulatório e na recepção central. Para o Dia de Combate à Hipertensão Arterial, as salas de espera serão ministradas por uma enfermeira, uma psicóloga e pelo nutricionista da unidade. “É importante destacar que todas as orientações levam em conta a realidade do nosso público. Na palestra da Nutrição, por exemplo, as usuárias recebem orientação sobre alimentos saudáveis, mas também de baixo custo financeiro”, lembra Isabela Coutinho.

Ela destaca ainda que a ideia é que cada usuária seja multiplicadora da informação entre seus familiares. “No caso da Hipertensão Arterial, as orientações são de extrema importância já que é uma doença que acomete milhares de pessoas no mundo, não sendo diferente em nossa região”, informa a diretora. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada três adultos sobre de hipertensão arterial, ou pressão alta.

 

Ações de combate e prevenção da Hipertensão Arterial:

- Mantenha o peso adequado

- Tenha uma alimentação saudável

- Diminua o consumo de bebidas alcóolicas

- Não fume

- Pratique atividades físicas. Evite ficar parado

- Evite o estresse

- Reduza o consumo de sal e leia o rótulo dos alimentos, evitando os com maior teor de sódio

- Faça um check up anual e siga as orientações do seu médico

- Tome a medicação conforme orientação médica