Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.04.17 - 20h40

Quarta-feira de combate à Hipertensão Arterial na UPAE do Arruda

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril (quarta-feira), será comemorado com uma série de atividades na UPAE do Arruda. Salas de espera (mini palestras educativas), aferição de pressão, orientações sobre atividade física estão entre a programação voltada para os pacientes em atendimento da unidade. “Estamos dedicando o dia para alertar e orientar nossos pacientes sobre a importância de manter a pressão arterial controlada”, informa a coordenadora geral da UPAE, Adriana Bezerra.

As ações começam às 8h com uma palestra educativa (em sala de espera) do cardiologista da unidade, Daniel Carvalho. Além de orientar, ele vai tirar dúvidas dos usuários com relação à saúde do coração. Em seguida, às 8h30, será a vez da nutricionista da UPAE, Silene Veras, ministrar palestra sobre alimentação saudável. Das 9h às 17h, a equipe de enfermagem fará aferição de pressão, peso e teste de glicemia (HGT) dos pacientes.

À tarde, a programação começa às 14h com uma atividade física, coordenada por um profissional de educação física da rede municipal de saúde do Recife. “Com essas orientações, esperamos levar ao nosso usuário as mais importantes informações no que dizem respeito ao controle da pressão arterial, como manutenção do peso adequado, importância da atividade física, necessidade de check up anual, entre outras”, destaca Adriana Bezerra.