Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 25.04.19 - 14h18

V Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vai até esta sexta-feira (26)

img_alt

A violação dos direitos da pessoa idosa é um dos eixos discutidos no primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (25) (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

“Se tu discordas de mim, tu me enriqueces”, com essa frase de Dom Helder Câmara, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, abriu na manhã desta quinta-feira(25) a V Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que segue até esta sexta-feira (26), no Recife Praia Hotel, no Pina, numa promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH). “Aqui se permite uma construção coletiva de idéias, formar linhas de pensamento importantes para a população de idosos”, enfatizou o vice-prefeito, no fórum que reúne 120 delegados eleitos para construir e votar propostas de políticas públicas. Até esta sexta, 12 deles serão eleitos para a conferência estadual.

“Aqui temos um ambiente representativo propício para construir políticas públicas que busquem a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa”, salientou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife. Ela citou ainda iniciativas da gestão municipal para esse público, como a promoção da inclusão digital, de atividades de esporte e lazer e debates, a exemplo da realização de seminário para tratar da violência contra o idoso.

Promotora de Justiça e Cidadania da Pessoa Idosa, Luciana Dantas, também presente na abertura da V Conferência, elogiou a Prefeitura do Recife pela criação de grupos especiais para o atendimento de idosos nos centros municipais de referência de assistência social, os Creas, inclusive com grupos de estudo. “Também não poderia deixar de parabenizar pela atuação municipal na ação do Edifício Holiday, com a retirada pacifica dos moradores, entre eles muitos idosos, para evitar uma catástrofe”, disse a promotora do Ministério Público. O delegado Germano Bezerra lembrou que em Pernambuco há uma delegacia especial de proteção ao idoso. A vereadora do Recife, Aymee Carvalho também estava presente na abertura da Conferência.

Uma das delegadas eleitas, Rosinete Ferreira, 63 anos, moradora do bairro da Mangueira, concorda que a Conferência é uma oportunidade de discutir e aperfeiçoar as políticas públicas para a pessoa idosa. “Essa discussão ampla permite que busquemos a melhoria da qualidade de vida, além de ser um momento de conhecermos melhor nossos direitos, exercendo o dever de cidadão”, falou Rosineide Ferreia. A idosa de 81 anos, Edna Nogueira, moradora do Ibura, também defendeu que a Conferência fortalece as políticas públicas. “É importante tratar das necessidades básicas do idoso, como a saúde, educação e acessibilidade”, destacou Edna Nogueira.

Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas são os assuntos em discussão com o foco no tema Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

Nas prévias, realizadas nos dias 09, 10 e 16 de abril, também promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da SDSJPDDH, cada RPA elegeu 20 delegados. “Os 120 representantes eleitos terão a responsabilidade de construir e eleger propostas na V Conferência para compor um documento final que norteará ações para a implantação de política públicas para esse público que será levado para a conferência estadual”, informou a  gerente da Pessoa Idosa. No Recife, 11% da população,  cerca de 177 mil, são de idosos.