NOTÍCIAS

| 25.05.11 - 19h12

Prefeito discute formas de parcerias com reitor da UPE

Mobilidade urbana foi um dos assuntos discutidos no encontro

Para estabelecer parcerias, o prefeito do Recife, João da Costa, recebeu, nesta quarta-feira (25), o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado. O encontro serviu para aproximar a prefeitura e a instituição de ensino, além de discutir formas de cooperação mútua.

A UPE integra uma rede de estudos sobre mobilidade urbana junto à Universidade da Catalunha, na Espanha. Na reunião, os atores discutiram a realização de um seminário sobre o tema com a participação de representantes das duas instituições e a criação de um curso voltado para a área no Recife.

Segundo o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Milton Botler, iniciativas como essas são extremamente importantes para a mobilidade urbana do Recife. “O seminário é para livre instrução e troca de informação e o curso poderá propiciar a reciclagem e a formação de técnicos locais para a mobilidade urbana”, disse Milton Botler.

No encontro, foi debatida a participação de alunos do curso de engenharia da UPE em atividades acadêmicas ligadas às obras da Via Mangue. A secretária de Gestão e Planejamento da PCR, Eveline Labanca, também acompanhou a reunião.

Seminário – No mês de abril, a Prefeitura do Recife promoveu, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), o Seminário Internacional Mobilidade Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa reuniu 200 profissionais, 20 palestrantes e organizadores, além de 180 credenciados.

No último mês de fevereiro, também foi lançado o “Plano de Mobilidade do Recife”, desenvolvido pelo Instituto da Cidade do Recife. O objetivo é promover a alimentação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e reduzir as situações de isolamentos da população, dando acesso aos serviços de saúde, educação, lazer e oportunidades de trabalho e renda. Criando, assim, interação dos deslocamentos de pessoas e bens, a partir da melhoria na infraestrutura da malha viária recifense.