NOTÍCIAS

| 25.05.11 - 20h21

Simulado vai mobilizar mais de 100 profissionais no próximo sábado (28)

Para a realização do Simulado para Prevenção de Desastres, que acontece no próximo sábado (28), no Córrego do Sargento, Linha do Tiro, serão mobilizados cerca de 120 pessoas, entre profissionais da Prefeitura do Recife e parceiros externos. A ação, que terá início às 9h, é promovida pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura do Recife e a Codecipe. Ao todo, 40 famílias da comunidade irão participar da operação.

O objetivo é avaliar o desempenho da defesa civil, o envolvimento da população em situações de risco e desastre, e a eficiência do sistema de cadastramento das famílias atingidas. O resultado servirá ainda para consolidar os estudos feitos para a elaboração de um sistema de monitoramento, alerta e alarme. O Simulado será dividido em quatro etapas.

Etapas - A primeira será um alerta, emitido na sexta-feira (27), pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) aos órgãos estaduais e defesas civis municipais sobre a ocorrência de fortes chuvas. No sábado (28), pela manhã, a Codecir enviará o alerta para as famílias do Córrego do Sargento via SMS de celular. A partir daí, as equipes se mobilizarão para fazer a retiradas das famílias por meio de rotas de fuga já definidas. A última etapa será o acolhimento das pessoas no abrigo municipal localizado na rua Madri, na Imbiribeira.

Para a operação, dois setores de risco foram definidos a partir da avaliação da Codecir: no Alto José Bonifácio e no Córrego do Sargento. Este último servirá como saída das famílias, através de rotas de fuga. Agentes da Codecir estarão localizados em pontos estratégicos, orientando as pessoas, para efetuar a evacuação de forma tranquila. Três ônibus serão disponibilizados para o transporte das famílias até o abrigo, onde equipes do Iasc irão recebê-las. No local, será realizada uma palestra informativa com orientações sobre situações de risco e, por fim, será servido um almoço.

Durante a ação, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) ficará responsável pela interdição da entrada do Córrego do Sargento para a subida de veículos. Um efetivo com mais de 10 agentes de trânsito irá auxiliar no deslocamento e durante o trajeto dos ônibus até o abrigo. A Guarda Municipal irá disponibilizar um efetivo em torno de 20 agentes durante a ação, garantindo a segurança das famílias no local, durante o percurso e no abrigo que irá acolher a população. O Samu irá ceder uma viatura e duas motolâncias, que também prestarão suporte para o transporte e socorro às famílias.

Experiência – Além do Recife, o Simulado de Preparação para Desastres acontece, simultaneamente, nas cidades de Maceió (AL) e Salvador (BA). A capital pernambucana foi uma das três cidades escolhidas pelo Ministério da Integração Nacional para realizar o Simulado devido ao reconhecimento de sua atuação no enfrentamento aos riscos, principalmente no que diz respeito à prevenção. Conhecido por implementar uma das mais bem sucedidas políticas de defesa civil do País, o Recife conseguiu, ao longo dos últimos anos, reduzir mais de sete mil pontos de risco em toda a Cidade, fruto de investimentos e de um trabalho que integra diversas ações voltadas para quem reside nas áreas de morro e alagados.

Um dos exemplos dessa experiência foi a ação de retirada preventiva de 510 famílias de áreas de morro, no último dia 04 de maio. Diante da possibilidade de chuvas intensas na Cidade, indicadas pelas previsões meteorológicas, a Prefeitura se antecipou para preservar vidas, e retirou essas pessoas em tempo recorde (cerca de três horas), evitando a ocorrência de vítimas da ação das chuvas.

No dia seguinte, mais de 1.114 pessoas que moram em áreas ribeirinhas também foram removidas de suas casas, em virtude do aumento do nível da águas do Rio Capibaribe. Elas foram encaminhadas para casas de parentes ou unidades de abrigamento montadas pelo Município.

Na sensibilização e retirada das famílias, foram mobilizados técnicos das secretarias de Controle e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Saúde, e também a Coordenadoria do Orçamento Participativo, Círculos Populares, Guarda Municipal e Brigada Ambiental, sob a orientação da Codecir.