NOTÍCIAS

| 25.05.15 - 15h27

Mãe Top 5: projeto estimula gestantes a realizarem o pré-natal

img_alt

A cada cinco consultas de pré-natal, a futura mamãe ganhará um ensaio fotográfico. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

Cada gestação é um momento único na vida da mulher. Além de ser especial, exige cuidados e muita atenção. Com o objetivo de juntar esses dois aspectos, a gerência do Distrito Sanitário V lançou, na tarde de sexta-feira (22), no auditório da Ipesu o projeto Mãe Top 5. As mulheres que fizerem acima de cinco consultas de pré-natal, nas unidades de saúde do Distrito, ganharão, um ensaio fotográfico para registrar o período da gravidez.

Dois grupos de mães fizeram o ensaio piloto e receberam suas fotos hoje. Com o projeto lançado oficialmente, todas as unidades de saúde da família do Distrito V vão oferecer o ensaio como estímulo ao cuidado com a própria saúde e a do bebê.

Alice Maria fez o book há dois meses e foi receber as fotos com o seu pequeno Cesar Lucas, agora com um mês. Alice é mãe de primeira viagem e disse que está muito feliz. “Ele dorme direitinho, parece um anjo, estou gostando muito da experiência de ser mãe, quero receber logo as fotos”, falou ansiosa.

Segundo Lígia Lima, gerente do Distrito Sanitário V, a ideia veio como uma alternativa para que as mulheres se sentissem estimuladas a fazer o pré-natal, que é de grande importância nesse momento. “O índice de mortalidade perinatal está diretamente ligado à realização do pré-natal, quando problemas podem ser identificados e cuidados, diminuindo os riscos no parto, para a saúde da mãe e do bebê", disse Lígia.

A gerente destaca ainda, que os resultados esperados são o reencantamento dos profissionais e das gestantes no acompanhamento da gravidez, o fortalecimento do vínculo da gestante com os profissionais das unidades de saúde, o monitoramento sistemático e contínuo do pré-natal, o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê e a melhora da autoestima das mulheres em virtude das diversas alterações do corpo.