Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 25.05.17 - 10h43

CTTU implanta novo binário na Zona Sul do Recife

As ruas Desembargador João Paes e Dom José Lopes, no bairro de Boa Viagem, passam a ter sentido único. Além disso, haverá mudança de circulação nas ruas Francisco Correia de Moraes, Joaquim Pinheiro e em um trecho da Avenida Sul

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar, neste sábado (27), mais um binário na cidade, desta vez nas ruas Desembargador João Paes e Dom José Lopes, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Para ordenar o fluxo e facilitar a circulação na área, as vias também serão beneficiadas com o ordenamento de estacionamento. A ação também prevê a mudança de circulação em um trecho da Avenida Sul e nas ruas Francisco Correia de Moraes e Joaquim Pinheiro, que são mão dupla e passarão a ter sentido único. Além disso, a segurança viária também será garantida com a implantação de sete novas faixas de pedestres na localidade, que é majoritariamente residencial e possui duas escolas.

Com a implantação do projeto, a Rua Desembargador João Paes, que é mão dupla, vai passar a ter sentido único na direção Avenida Desembargador José Neves/Avenida Fernando Simões Barbosa. Já a Rua Dom José Lopes, que também tem sentido duplo, agora será mão única no sentido Avenida Fernando Simões Barbosa/Avenida Desembargador José Neves. Ambas terão proibição de estacionamento no lado direito, de forma permanente, sendo que a Rua Desembargador João Paes também terá o estacionamento proibido do lado esquerdo, das 7h às 19h, nos trechos compreendidos entre a Avenida Desembargador José Neves e a Rua Amália Bernardino de Souza e a Avenida Visconde de Jequitinhonha e a Avenida Fernando Simões Barbosa. Além disso, duas faixas de pedestres serão implantadas na Rua Desembargador João Paes e outras três na Rua Dom José Lopes.

A ação também incluiu outra mudança, que vai beneficiar os condutores que circulam pela Avenida Desembargador José Neves e desejam acessar à Rua Desembargador João Paes. Para isso, as ruas Francisco Correia de Moraes e Joaquim Pinheiro, além de um trecho da Avenida Sul localizado entre as duas vias, passarão a ser mão única no sentido anti-horário, com proibição de estacionamento permanente no lado direito. Dessa forma, os condutores poderão realizar o giro de quadra e acessar à Rua Desembargador João Paes com mais facilidade. O movimento também poderá ser utilizado como retorno para a Avenida Desembargador José Neves, sentido Centro. Já para dar mais segurança viária ao local, haverá uma placa de proibição de conversão à esquerda, por horário, das 7h às 22h, no cruzamento da Avenida Desembargador José Neves com a Rua Desembargador João Paes. Ainda será implantada uma faixa de pedestre na Rua Francisco Correia de Moraes e outra na Rua Joaquim Pinheiro.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que as medidas são intervenções consideradas simples, mas que têm um grande potencial de melhorar a circulação na área. "As vias eram mão dupla e estreitas, dificultando a circulação das pessoas. Com a mudança para sentido único e com o ordenamento do estacionamento, o intuito é reduzir a retenção que existia no local e beneficiar a circulação interna no território sul da cidade", explica Taciana.

Para regulamentar a nova circulação, a CTTU vai implantar toda a sinalização horizontal e cerca de 140 placas de sinalização vertical. Além disso, durante a primeira semana da ação, a Autarquia vai destacar uma equipe de agentes de trânsito para auxiliar os condutores e evitar o cometimento de infrações no local.

OUTRAS MUDANÇAS – O binário formado pelas ruas Desembargador João Paes e Dom José Lopes e a mudança de circulação das ruas do entorno fazem parte de um conjunto de ações implantas pela CTTU, que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde o início da gestão, já são 93 modificações em toda a cidade.

CONFIRA O MAPA