Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 25.05.17 - 12h45

Prefeitura do Recife participa de ação do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

img_alt

Alunos da rede municipal receberam pulseiras de identificação para colocar nome deles junto com telefone e nome dos pais ou responsáveis (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Para marcar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, a Prefeitura do Recife participou, nesta quinta-feira (25), de uma ação promovida junto com o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) e o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), na praia de Boa Viagem. O objetivo foi dar dicas de prevenção ao desaparecimento de crianças. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos distribuiu pulseiras de identificação para os banhistas e para os alunos da Escola Municipal dos Coelhos colocarem seus nomes e os telefones dos pais ou responsáveis.

“Sempre fazemos essa ação de empulseiramento nos grandes eventos, como o carnaval, para facilitar a localização das crianças caso elas se percam dos pais. No próximo dia 3, distribuiremos pulseiras na praia de Boa Viagem”, afirmou o gerente da Criança e do Adolescente da Prefeitura do Recife, Alexandre Nápoles. Segundo o gestor, ligado à Secretaria executiva de Direitos Humanos, um dos objetivos do ato desta quinta também foi divulgar a campanha “Respeitar, Proteger, Garantir”, da Frente Nacional dos Prefeitos, da qual a Prefeitura do Recife faz parte.

Além das pulseiras, os alunos da rede municipal de ensino do Recife receberam também vasos com a flor miosótis, que significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro – por isso também é conhecida como “Não me esqueça”. Os estudantes ainda participaram de oficinas de prevenção ao desaparecimento e assistiram à apresentação da Orquestra Frevioca.

Na manhã desta quinta, o DPCA aproveitou a data para lançar uma cartilha com dicas de prevenção ao desaparecimento. “O material orienta os pais, por exemplo, a ensinar aos filhos o nome deles completo, o endereço e o telefone de contato dos responsáveis”, explicou o gestor do DPCA, Darlson Macedo. De acordo com ele, cerca de mil crianças desaparecem por ano em Pernambuco, sendo 250 delas na capital pernambucana.