Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 25.05.17 - 10h51

Tem Recife Antigo de Coração neste domingo (28)

img_alt

A novidade desta edição é o Polo da Terceira Idade e o Polo Social. O evento acontece das 7h às 18h com uma grande programação. (Foto: Andréa Rêgo Barros)

 

Sempre no último domingo do mês o recifense já sabe: é dia de Recife Antigo de Coração. O evento que movimenta o bairro histórico e abriga grande parte da história e atrativos turísticos da cidade, promove, no próximo dia 28 de maio, uma grande programação para visitantes e turistas. Serão oferecidas diversas atividades gratuitas para a população, divididas em polos espalhados por todo o bairro. Desta vez, os idosos ganharão um espaço dedicado à eles e o Porto Social, incubadora de projetos sociais, promovida pela Prefeitura do Recife, também ganhou um polo. Além disso, a programação conta com a já conhecida grade de atividades esportivas, culturais e de lazer que caíram no gosto da população. A iniciativa da PCR, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

Os grupos da terceira idade abrem a programação às 7h, com uma caminhada pelo bairro que partirá do Marco Zero. A Frevioca puxa o conjunto em volta do Recife Antigo e finaliza na Avenida Marques de Olinda, onde todos vão participar de atividades de lazer e saúde.

A avenida Rio Branco será palco para o novo polo social, que vai receber iniciativas do Porto Social, aceleradora e incubadora de organizações não governamentais. A Associação Empreendeler, que incentiva crianças e adolescentes a empreender através da leitura e da contação de histórias, vai fazer desenvolver suas atividades com as pessoas que passarem pelo polo. Já a Lixo Amigo vai realizar ações educativas de conscientização sobre sustentabilidade e promoverá oficinas de reciclagem. Além disso, a Feirinha do Bem, com produtos de várias ONGs da cidade, estará aberta das 8h às 18h.

Os amantes de carros antigos não podem perder a exposição na Avenida Alfredo Lisboa, do Clube dos Automóveis de Pernambuco. Estarão em exposição veículos nacionais e importados com mais de 30 anos história.

Nesta edição, o Recife Antigo de Coração também entrará no clima das festas de São João. Nesta edição, o Recife Recebe abre espaço para Caruaru, a capital pernambucana do forró. Não vai faltar no palco do Marco Zero, trio pé-de-serra, banda de pífanos, bailarinos e o tradicional cenário das festas juninas, para não deixar ninguém parado.

A partir das 15h30, o Maracatu Baque Mulher circula no bairro, e das 16h às 18h, o Clube do Samba, comandado pela cantora Karynna Spinelli, toma conta da festa. A sambista vai receber no palco do Marco Zero as cantoras Dinah Santos, Leide do Banjo, Monica Feijó, Waleska Andrade, Selma do Samba, Nena Queiroga e Helena Cristina.

Para a alegria da criançada, no polo infantil não faltarão as brincadeiras de rua, cama elástica, loconauta, piscina de bola e os brinquedos infláveis. E ainda vai ter o muro de escalada e o Jogão da Seturel, que apresenta os atrativos turísticos do Recife através de uma disputa de conhecimento sobre a cidade. Detalhe: as pessoas são as peças e a família toda pode participar.

A prática de esportes na rua, uma marca do Recife Antigo de Coração, estará espalhado por todo bairro. Vai ter futebol, badminton, vôlei, parkuor, slackline, rugby e volei sentado. Além disso, de 8h às 11h, acontece a divertida Corrida dos Garçons, na Avenida Alfredo Lisboa. Ganha o competidor que chegar mais rápido ao final do percurso equilibrando bebidas em bandejas.

No espaço "Saúde em Todo Lugar", a equipe da Secretaria de Saúde oferecerá medição de altura, peso, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação e distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de ações educativas sobre o combate do mosquito Aedes aegypt.

Tradicionalmente, como todos os domingos e feriados, as ruas do bairro são fechadas para carros, privilegiando pedestres e ciclistas, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada e as feirinhas do Bom Jesus e do Prodarte, abertas ao público.



Programação:

Polo Cultural, Turístico e de Lazer

Exposição de Carros Antigos - Av. Alfredo Lisboa, das 14h às 18h

Recife Recebe Caruaru - Av. Rio Branco, das 8h às 18h

CAT Móvel - Av. Marquês de Olinda, das 8h às 18h

Ação de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher - Av. Rio Branco, das 8h às 18h

 

Palco Marco Zero:

10h30 às 11h30 - Contação de histórias, brincadeiras e jogos cantados

14h30 às 15h30: Trio pé-de-serra

15h30 às 16h30: Maracatu Baque Mulher

16h às 18h: Clube do Samba - Karynna Spinelli e convidadas



Polo da Terceira Idade

Caminhada da Terceira Idade pelo Recife Antigo - partida no Marco Zero e chegada na Av. Marques De Olinda. Das 7h às 9h

Atividades de saúde e lazer - Av. Marques De Olinda, das 8h às 18h



Polo Social

Associação Empreendeler - Av. Rio Branco, das 8h às 12h

Lixo Amigo - Av. Rio Branco, das 8h às 18h

Feira do Bem - Av. Rio Branco, das 8h às 18h



Polo Infantil

Brincando na Rua - Av. Marques De Olinda, das 8h às 18h

Brinquedos infláveis e equipamentos de recreação - Av. Marques De Olinda, das 8h às 18h



Polo Esportivo

Aluguel de bike e patins - Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h

Futebol - Av. Marquês De Olinda, 8h às 17h

Badminton - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h

Vôlei - Av. Marquês de Olinda, das 8h às 17h

Parkour - Av. Marquês de Olinda, das 8h às 17h

Slackline - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h

Rugby - Av. Marques de Olinda e Rua do Bom Jesus, das 10h às 12h

Vôlei Sentado - Av. Marques de Olinda, das 8h às 17h

Corrida dos Garçons - Av. Alfredo Lisboa, das 8h às 11h



Polo Saúde e Bem Estar

Saúde em Todo Lugar - Av. Rio Branco, das 8h às 17h

Ação de enfretamento ao Mosquito Aedes aegypti - Av. Rio Branco, das 8h às 16h



Ações permanentes:

Feirinha do Bom Jesus e Prodarte - Rua do Bom Jesus, das 14h às 22h

Ciclofaixa de Turismo e Lazer, das 7h às 16h