Secretaria-executiva para a Primeira Infância

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 25.05.20 - 17h29

VI Semana do Bebê do Recife: “A única coisa que a gente não pode poupar é o afeto”

Com uma programação totalmente online, a abertura da Semana do Bebê 2020 contou com mais de 2 mil pessoas assistindo a transmissão ao vivo pela página da Prefeitura do Recife no YouTube.

 

A VI Semana do Bebê do Recife 2020 começou oficialmente na manhã de hoje (25) com a solenidade de abertura realizada online e transmitida ao vivo pelo canal da Prefeitura do Recife no YouTube. Com um formato inédito depois de seis edições, a Semana do Bebê vem com mais de 130 atrações gratuitas disponibilizadas em diversos formatos pela internet até o domingo (31). “Família, criança e felicidade: cuidados conectados, desenvolvimento pleno” foi o tema escolhido para este ano. E para o ‘ponta pé inicial’, a primeira dama do Recife e coordenadora da Semana do Bebê, Cristina Mello, conversou com o palestrante convidado, o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey. A abertura contou também uma mensagem do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e com a participação do secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Jorge Viera, e de Dennis Larsen, representante do Unicef para o Nordeste. A programação completa está disponível no site: https://semanadobebe.recife.pe.gov.br/

Cristina Mello fez um breve histórico sobre a iniciativa da Semana do Bebê ressaltando a satisfação de poder realizar o evento, mesmo que distante, sem contato físico e com cada um na segurança das suas casas. “A covid-19 nos impulsionou a resignificar e redirecionar nossa proposta para a realização da Semana do Bebê do Recife. Não teremos esse ano o contato físico. O abraço e o toque ficarão para um momento que esperamos que seja o mais breve possível. Mas, enquanto isso, precisamos nos permitir exercitar a afetividade de outras formas”, pontuou a primeira dama. “A Primeira Infância é uma estratégia de política pública que é vista com muita seriedade e conduzida como prioridade por esta gestão. Nós acreditamos que uma sociedade mais justa, mais equilibrada, com menos distorções sociais é possível a partir de investimentos voltados para esta fase da vida”, completou.

Para brindar os mais de 2 mil participantes que estavam online durante a transmissão ao vivo da abertura, o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey fez um passeio sobre assuntos relacionados ao cuidado. O cuidado com a criança, o cuidado com a família, o cuidado com a cidade. Esse conjunto somado reflete na formação de um adulto mais preparado para o futuro, um cidadão ciente da sua participação ativa na sociedade e dentro do seu núcleo familiar. Na costura disso tudo o afeto como instrumento transformador de realidades: “A única coisa que a gente não pode poupar é o afeto”.

Rossandro falou sobre diversos aspectos envolvendo o desenvolvimento infantil a partir da participação da família e da contribuição do poder público e elogiou a gestão. “É importante que as gestões públicas assumam as questões relacionadas à Primeira Infância de forma intersetorial, observando essa fase da vida de maneira global e envolvendo as suas diversas áreas de atuação. Não pode ser vista como algo de um governo apenas. É interessante ver que a Prefeitura do Recife tem essa leitura e parabenizo por isso”, falou Rossandro que concluiu a palestra deixando aos participantes palavras de esperanças de tempos menos incertos e mais seguros.

Semana do Bebê- A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social realizada pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), cujo objetivo é incentivar ações em favor da Primeira Infância, fase da vida compreendida entre zero e seis anos de idade. A Semana do Bebê oportuniza a divulgação e o fortalecimento das ações realizadas no município sobre cuidados, prevenções e assistências às crianças com foco no resgate do afeto, dos elos familiares e sociais como propulsores do desenvolvimento infantil.

Novidade - Para ajudar nessa convivência entre adultos e crianças, que agora conta com tantas mudanças nas rotinas em função da covid-19, a Prefeitura do Recife lançou, na VI Semana do Bebê do Recife 2020, o aplicativo Criança em Casa Recife. A partir desta semana o sistema estará disponível para baixar no celular e a partir de hoje (25) já é possível de usá-lo pelo site: http://criancaemcasa.recife.pe.gov.br.

Inteiramente gratuito, o sistema reúne uma série de atividades e informações lúdicas e pedagógicas com o objetivo de ser um instrumento de interação entre adultos (pais, mães e cuidadores) e crianças. O sistema criado permite a interação das famílias por meio de atividades guiadas possibilitando conexões de afetividade. Esses momentos de descontração assumem relevante importância nesse período em que o contato com o mundo fora de casa precisa ser controlado. 

Para a sua formulação, a Prefeitura do Recife contou com a colaboração de profissionais da rede municipal de diversas áreas de atuação (educação, saúde e lazer) e de parceiros, que se dispuseram a contribuir. Ainda assim é possível incorporar novas ideias para deixar o aplicativo ainda mais interessante e convidativo ao uso. Os interessados em se juntar nessa frente colaborativa podem enviar suas ideias à equipe responsável pelo email: appcriancaemcasa@gmail.com.