Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 25.05.21 - 16h42

Bebê Prefeita recebe chave simbólica do Recife na Maternidade Barros Lima

img_alt

Adrielly Beatriz foi a primeira criança a nascer na capital pernambucana após a abertura oficial da Semana do Bebê, na segunda-feira (25). (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

A primeira criança que nasce na capital pernambucana após a abertura oficial da Semana do Bebê recebe, simbolicamente, a chave da cidade. Esse ano, a honra de ser a “Bebê Prefeita do Recife” é de Adrielly Beatriz, que nasceu na Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela, com 3,6 kg e 49,5 cm, ontema (24), às 11h55 - poucas horas após a solenidade de inauguração da 7ª edição do evento. Nesta terça-feira (25), a menina recebeu o título das mãos da secretária executiva de Atenção Primária à Saúde, Juliana Martins, e da coordenadora do Programa Mãe Coruja Recife, Cláudia Soares.

A entrega desse título tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com as crianças do 0 aos 6 anos - período classificado como primeira infância. “Essa fase é considerada a mais importante do desenvolvimento dos meninos e meninas que serão os futuros administradores da cidade em várias áreas. É a etapa onde temos as maiores janelas de oportunidade. A atenção ao começo da vida nos permite colher frutos ainda melhores posteriormente”, disse a coordenadora do Programa Mãe Coruja Recife, Cláudia Soares.

A chave foi entregue à mãe de Adrielly, Cristielly Batista, 21 anos, que mora no bairro da Linha do Tiro, Zona Norte da cidade. “Ela é a minha primeira filha, no momento do parto, me senti maravilhosa. Foi uma emoção inexplicável, algo que nunca senti antes na minha vida”, contou a jovem, que teve a bebê de parto normal. Junto ao título, também foi entregue à família um Kit Bebê, com banheira, bolsa, roupinhas para a criança, toalha, lençol, fraldas e outros produtos para higiene da recém-nascida.

SEMANA DO BEBÊ – Estratégia de mobilização social, a Semana do Bebê, que conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado e fortalece as iniciativas realizadas no município referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. No Recife, a ação se dedica a desenvolver uma semana especial de atividades para chamar a atenção sobre a primeira infância no âmbito da educação, saúde, assistência social, direitos humanos, entre outras áreas. Instituído em Lei, o evento surge como uma oportunidade de resgatar o afeto e os elos familiares e sociais, como estimuladores do desenvolvimento infantil. A programação completa da VII Semana do Bebê está disponível no site semanadobebe.recife.pe.gov.br.