NOTÍCIAS

Cultura | 25.06.11 - 03h26

Mestre Galo Preto bota todos para dançar coco no Nascedouro de Peixinhos

Além da apresentação do documentário sobre sua história, Galo Preto deu uma canja com coquistas

Por Marcos da Silva

Mestre Galo Preto foi a grande atração da noite desta sexta-feira (24), no São João do Nascedouro de Peixinhos. Aos 75 anos de idade e 63 de carreira como cantador de coco de embolada, Galo Preto foi a estrela do documentário “Galo Preto, o menestrel do coco”, do cineasta e roteirista Wilson Freire, que teve suas imagens captadas entre 2009 e 2011, lançado no início da programação do dia.

Conhecido por sua grande capacidade de improviso, Galo Preto, fez participações nos shows de O Coco e a Resposta e Raízes do Arcoverde, que se apresentaram antes dele. Este último convidou-o para participar da festa de aniversário de 12 anos do grupo, a ser comemorado em novembro deste ano, durante o Festival Lula Calixto – fundador do Coco Raízes do Arcoverde – na referida cidade.

Por volta das 23h, Galo Preto subiu ao palco para um show solo onde cantou os seus sucessos do CD “O Menestrel do Coco”, como “O coco do idoso” e “Deixa em paz quem quer ama”r, não deixando ninguém ficar parado.

Nascido em Bom Conselho, no agreste de Pernambuco, Mestre Galo escolheu Olinda para morar há muitos anos. “Sinto–me feliz. Estão voltando a reconhecer o meu trabalho”, disse com orgulho.

Trajetória - Em 2007, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Saúde Municipal convidou vários coquistas, a exemplo de Selma do Coco e Aurinha do Coco, para compor algumas músicas para uma campanha sobre a Aids e a violência. “Cada um de nós fez um trabalho e o meu foi elogiado até pelos próprios colegas. Na ocasião, compus a música Coco do P”, revelou Galo Preto.