NOTÍCIAS

| 25.06.12 - 13h58

Mamógrafo itinerante reforça a prevenção do câncer no seio em mulheres do Totó

A ação tem o objetivo de facilitar a prevenção da enfermidade. Foto: Irandi Souza

Ação da Secretaria de Saúde do Recife deverá beneficiar a até 160 usuárias
 
Por Clarissa Macau
 
Oitenta moradoras do bairro do Totó e comunidades adjacentes na Zona Sudoeste da Cidade começaram a ser contempladas, nesta segunda-feira (25), com a realização de mamografias digitais pela Prefeitura do Recife. Os exames que auxiliam na detecção do câncer no seio estão disponíveis gratuitamente na ‘clínica móvel’ instalada na entrada do Centro de Saúde Bido Krause. O serviço é indicado para mulheres com mais de 35 anos de idade, com destaque para as que possuem histórico de pessoas com a doença na família.   
 
O mutirão de prevenção ao câncer de mama continua na tarde desta segunda e será repetido nesta terça-feira (26). Pela manhã, o horário vai das 8h30 ao meio dia. No período da tarde, das 13h30 às 16h30. Antes do atendimento as usuárias são acolhidas por uma equipe de enfermagem e preenchem um questionário sobre saúde pessoal. Em seguida, são encaminhadas para o mamógrafo digital.
 
A ação tem o objetivo de facilitar a prevenção da enfermidade, que atinge principalmente as mulheres. “A mobilização é uma forma de despertar a atenção do público para a importância da prevenção do câncer de mama e ainda oferecer a oportunidade de as mulheres da área se informarem sobre as próprias saúdes”, disse Fernanda Tavares, a gerente de território do Distrito Sanitário V – que inclui bairros como Afogados, Tejipió e Sancho.
 
Oportunidade essa que foi aproveitada pela dona de casa, Rosinete Resende, 51 anos. “É uma chance para a gente que não pode pagar por exames muito caros e com resultados rápidos. Aqui somos bem atendidas e fica fácil fazer, pois, é perto de casa”, disse.  
 
O exame é simples e rápido – dura cerca de quatro minutos. O resultado deverá ser divulgado em meados de julho no próprio Centro de Saúde Bido Krause. Caso alguma anormalidade seja identificada, a usuária será orientada para o local de tratamento.