NOTÍCIAS

| 25.06.12 - 11h48

PCR encerra projeto piloto do educatransito@recife com apresentação de trabalhos

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura do Recife realiza o encerramento do projeto piloto do programa educatransito@recife, voltado para professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. O evento acontece às 9h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Na oportunidade, será mostrado o resultado do curso de formação que teve como objetivo capacitar os educadores para a temática da educação para o trânsito. A iniciativa integrou o Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET), lançado pelo prefeito João da Costa em setembro de 2011.
 
Desenvolvido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o projeto capacitou cerca de 100 educadores, entre coordenadores pedagógicos, dirigentes das Unidades de Tecnologia em Educação e Cidadania (UTECs) e professores multiplicadores. Foram mais de 120 horas/aulas e em paralelo à formação, os educadores trabalharam junto aos estudantes o tema educação para o trânsito.
 
O educatransito@recife teve como ferramentas de trabalho a discussão em fóruns, leitura de textos, exibição de vídeos e outros elementos para garantir que os educadores tivessem condições de desenvolver projetos de educação para o trânsito dentro do cotidiano escolar. No encerramento, além da exposição de trabalhos realizados por alunos das escolas participantes, haverá a exibição de um vídeo mostrando as etapas da formação.
 
Em paralelo ao curso, as escolas municipais receberam também a apresentação da encenação “segurança e na faixa”. Mais de 14 mil estudantes assistiram à peça de teatro que estimula a cidadania no trânsito.
 
Lançamento – O evento marcará ainda o lançamento do blog do projeto educatrânsito@recife  (www.projetoeducatransitorecife.blogspot.com.br) onde o cidadão contará com atualizações sobre o tema educação para o trânsito. O blog será atualizado pelas equipes da Secretaria de Educação e da CTTU que participaram o projeto de formação.  
 
PMET - O Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET) tem prazo de execução de cinco anos, e apresenta metas definidas a serem cumpridas pelo município, que abordam a temática de educação para o trânsito com os diversos segmentos da sociedade, sobretudo com os estudantes da rede municipal de ensino. Faz parte das diretrizes contidas no PMET, a universalização da educação para o trânsito na rede de ensino básico; formação para educação de trânsito; promoção da paz no trânsito; difusão dos princípios para segurança no trânsito; promoção da preservação do patrimônio público; promoção da sustentabilidade sócio-ambiental.

ASSUNTOS: