Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.06.17 - 15h17

Arraiais de bairro espalham festa por toda a cidade

img_alt

A noite de ontem encerrou a programação nos palcos montados em oito bairros da capital. O último polo a receber programação será o de Brasília Teimosa, que celebra São Pedro, no próximo dia 28 (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Na noite de ontem, um clima de festa do interior tomou conta de vários bairros da cidade, que puderam aproveitar mais uma noite da programação junina preparada pela Prefeitura do Recife. 
Na véspera e na noite de São João, foram montados arraiais de bairro em Campo Grande, no Ibura, Bongi, Vila Tamandaré, Cordeiro, Totó, Lagoa do Araçá e Barro. Teve festa também em muitos outros arraiais tradicionais espalhados pela cidade, que contaram com o apoio da Prefeitura do Recife.
 
No arraial da Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, famílias inteiras acompanharam as apresentações diante do palco, das varandas e janelas de seus apartamentos ou em cadeiras e banquinhos colocados estrategicamente ao longo das ruas e das calçadas próximas.
Antúlio Madureira subiu ao palco com a energia de um garoto, apesar de mais de 40 anos de carreira. Cantando músicas de seu repertório já consagrado pelo público, como Ciranda raio de lua, Caldo de cana e O passo da ema, além de clássicos de Dominguinhos e Luiz Gonzaga, ele colocou todo mundo pra forrozar.
 
“Eu nasci em Natal, mas vim para o Recife ainda pequeno. Pela minha formação erudita, eu costumo fazer uma releitura dos folguedos e das manifestações populares do Nordeste e acho que vem dando certo”, analisou. A vibração do público que lotou o arraial era uma confirmação de suas palavras.
 
O casal de engenheiros Vilma Lira e Raphael de Souza veio de Boa Viagem para acompanhar o show de Antúlio. “Eu acompanho o trabalho dele há muito tempo e gosto bastante de seu estilo que harmoniza instrumentos populares, como o pífano e a rabeca com o trompete e o trombone”, ressaltou Raphael. 
 
Quem também acompanhou o início da apresentação de Madureira foi a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, que teve direito a pedido de aplausos por parte de Antúlio. “Nosso principal papel como gestores é resgatar e abrir espaço para nossa cultura”, observou Leda.
Também bastante aplaudido, Almir Rouche desfilou antigos sucessos juninos ao lado de composições autorais de seu mais recente CD de São João: Forró para dois. Na opinião de Almir, as prefeituras do interior deveriam seguir o bom exemplo do Recife e valorizar cada vez mais os cantores e grupos que defendem a cultura popular. “Tanto no Carnaval quanto no São João, mais de 90% dos que se apresentam na cidade são artistas que defendem nossas raízes, isso tem sido muito importante para todos nós”, argumentou.
 
Carolaine de Oliveira, de 15 anos, não parava de forrozar ao lado primo Pedro Lima, de 16. Eles moram a poucos metros do palco. “Esse arraial aqui pertinho de casa é muito legal. Eu gosto muito do Almir Rouche e nosso forró pé de serra”, garantiu a jovem forrozeira. Já Pedro disse que estava aprendendo a dançar forró naquela noite, mas estava gostando muito.
 
Cordeiro - Quem foi ao arraial montado pela Prefeitura do Recife no bairro do Cordeiro, na noite de ontem, curtiu uma programação diversificada, com muito forró, coco de roda e quadrilha junina. Os destaques ficaram para o fim de noite, quando se apresentaram os cantores recifenses Victor Ferrari e André Rio. 
 
As gêmeas Vilma e Vânia, de 17 anos, não tiravam os olhos do palco durante a apresentação de Victor Ferrari. “Ele é muito bonito e toca sanfona muito bem”, opinou Vânia.  
 
Um pouco antes de subir ao palco, André Rio abriu espaço para Luciano Magno, seu parceiro de turnês européias há 18 anos. Baiano de nascimento, mas radicado em Pernambuco há 27 anos, Luciano fez um belo show, com muito forró pé de serra.
 
Já durante sua apresentação, bastante aguardada pelo público, André Rio transformou o arraial do Cordeiro num caldeirão de ritmos nordestino. Fez um show junino autêntico, como o povo gosta, cantando os grandes mestres como Dominguinhos e Luiz Gonzaga.
 
A mistura de ritmos agradou a todos. Confortáveis nas cadeiras de balanço em frente à casa onde moram, a poucos metros do palco, as amigas Zuleide Ventura, de 74 anos e Maria do Rosário, 70, gostaram muito da festa. “Comi uma canjiquinha e depois vim para a calçada. Está tudo organizado e seguro. Também estou adorando os shows”, disse Zuleide. Dona Maria fez questão de elogiar André Rio. “Ele é muito animado”, afirmou.
 
São Pedro - A programação junina da Prefeitura do Recife vai prosseguir até o dia 1º de julho. No dia 28, no Arraial do Pátio de São Pedro, haverá apresentações de shows e quadrilhas, das 17h às 23h. Já no dia 29, também no Pátio de São Pedro, as apresentações começam às 16h, prosseguindo até a meia-noite. 
 
Neste mesmo dia, o bairro de Brasília Teimosa, que nasceu do mar e até hoje encontra na maré uma importante fonte de renda, celebra seu padroeiro numa procissão que começa às 14h. A partir das 18h, começa a festa no pólo junino montado no bairro pela Prefeitura do Recife, com shows até as 23h50.
 
No dia 30, o Pátio de São Pedro recebe a Festa do Fogo, a partir das 19 horas. E no dia 1º de julho, o ciclo junino será encerrado na Escola Municipal Jordão Emerenciano, no Ibura, com apresentações de quadrilhas juninas, e com os arraiais do concurso Eu Amo Minha Rua, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. 
 
 
 
ciclo junino do recife
ciclo junino 2017