Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.06.17 - 15h04

Uma noite junina para todas as idades no Sítio Trindade

img_alt

Aproveitando a trégua que a chuva deu na noite de ontem, crianças e adultos foram conferir os shows e apresentações de quadrilhas mirins (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O sábado foi de muito forró e fofura no Sítio Trindade. Além de grandes shows, como os dos homenageados do São João 2017, Cristina Amaral e Edmílson do Pífano, a programação preparada pela Prefeitura do Recife contou com a apresentação de quadrilhas infantis, numa mostra não competitiva, que continua hoje à noite.
 
A primeira quadrilha a se apresentar na 4ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis, foi a Sulanquinha, de Brejo da Madre de Deus. O tema da coreografia deste ano foi E viva São João!, numa celebração à mais nordestina das festas do calendário brasileiro.
Na sequência, a quadrilha O xilindró de ritmos, de São Lourenço da Mata, a mais antiga quadrilha mirim em atividade no estado, redefiniu o conceito de fofura quadrilheira com o tema Quem não tem cão caça com gato. O enredo foi protagonizado por Pitoco, o menor quadrilheiro que se apresentou na noite de ontem, com desenvoltura de gente grande.
 
Em seguida, a quadrilha Junina Sapeca, do Morro da Conceição, iluminou o palhoção com seu caprichado figurino. O tema foi: Muito mais que uma cantiga popular. Depois dela, vieram a Pisa na Fulô, do Ipsep, com o tema As meias vermelhas, e a quadrilha Coração Mirim, que encerrou a primeira noite de apresentações perguntando: O que você vai ser quando crescer?
 
No palco principal, grandes atrações embalaram uma multidão de matutos, que não paravam de chegar no Sítio, aproveitando a trégua entre São Pedro e São João, numa noite de céu aberto. Quem abriu a noite foi Liv Moraes, filha do mestre Dominguinhos.
 
Depois dela, foi a vez de Cristina Amaral e Edmílson do Pífano mostrarem porque foram escolhidos como embaixadores da festa pelo poder municipal. Com figurino caprichado, Cristina Amaral cantou uma seleção de grandes sucessos, levantando o público. E trouxe Geisiane Almeida, de Sertânia, para tocar sanfona.
 
Já o show de Edmílson foi uma emocionante defesa das tradições culturais nordestinas populares. "Minha banda é minha família. Tenho mais de 30 anos de carreira e nunca recebi uma homenagem tão bonita", disse Edmílson, filho e neto de pifeiros.
 
A noite encerrou com o inspirado show de Terezinha do Acordeon, que caprichou no repertório de clássicos juninos, e Israel Filho. "Esse palco é especial. Um pedacinho do sertão na capital", celebrou Terezinha.
 
Na Sala de Reboco, o rala bucho foi animado. Teve Trio Pé de Serra Egídio, Forró Triangulado, Andrezza Formiga, Mevinha Queiroga e Trio Forró das Cumade.
 
Nem sanfona, nem canjica. Para Cristiane Farias, 53 anos, a maior tradição do São João do Recife é o Sítio Trindade. "Sempre escolho passar a festa no Sítio pela segurança, conforto e variedade de atrações. O show de Cristina Amaral foi maravilhoso e Edmilson do Pífano me fez voltar às tradicionais festas do interior com seu belíssimo show."
 
Ana Carolina Moreira e Aron Barros gostam tanto da festa do Sítio, que fazem questão de passar a tradição adiante. "Desde os quatro meses da nossa primeira filha, fazemos questão de trazer todo mundo", disse Ana Carolina, com a família completa. "Aqui é seguro. E a festa está ficando melhor a cada ano", completou Aron.
 
Graça Teles, 41 anos, moradora de Ouro Preto, fez sua primeira incursão na festa do Sítio ontem. Levou filha, filho, neto e genro para aproveitar o grande arraial gratuito e a céu aberto. "Já dancei muito forró. Isso aqui tá bom demais", brincou.
 
Hoje tem mais - Para quem ainda tem sola de sapato para gastar, a noite de hoje promete muito arrasta-pé. Encerrando a programação do Sítio Trindade, sobem ao palco Adiel Luna, Aluízio do Acordeon, Gennaro, Nando Cordel e Nádia Maia. Na Sala de Reboco, a despedida junina será embalada por André Lins, Trio Expresso e Trio Forró Quentinho, além de Fabiana Pimeninha e Chico Balla.
 
Para assegurar que as tradições culturais nordestinas se perpetuem entre as novas gerações, a 4ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis continua hoje, no palhoção do Sítio Trindade, com mais seis quadrilhas.
 
Na internet - Para mais informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do ciclo junino, acesse o portal da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br). Outros canais oficiais para conteúdo junino: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar a hashtag #SaoJoaoRecife.
 
Confira a programação de hoje no Sítio Trindade:
 
4ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis

17h- Quadrilha Junina Matutinho Dançante

17h40- Quadrilha Junina Mirim Trapiá

18h20- Quadrilha Junina Junina Fusão

19h- Quadrilha Junina Mirim Flor de Mandacaru

19h40- Quadrilha Junina Menezes na Roça

20h20- Quadrilha Junina 
 
Palco Pincipal
 
18h - Adiel Luna
19h - Aluízio do Acordeon e Banda
20h20 - Gennaro
21h40 - Nando Cordel
23h - Nádia Maia
 
Sala de Reboco
 
18h - André Lins
19h - Trio Expresso
20h20 - Trio Forró Quentinho
21h40 - Fabiana Pimentinha
23h - Chico Balla
 
 
 
 
 
ciclo junino do recife