Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.06.18 - 10h24

No domingo de São João, Prefeitura do Recife promove 59 apresentações na cidade

img_alt

O Sítio Trindade e os Arraiais de Bairro oferecem, hoje (24), mais uma noite de festejos juninos gratuitos, com muito forró e manifestações da autêntica cultura nordestina (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para celebrar o domingo do padroeiro do forró, um dos mais populares e adorados santos do Nordeste, a Prefeitura do Recife promove, só na noite de hoje, 10 shows no maior arraial da capital, o Sítio Trindade, em Casa Amarela, e mais 49 apresentações em diversos outros bairros da cidade, como Barro, Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó.

O palco principal do Sítio Trindade vai ferver com atrações que costumam arrastar muita gente. A partir das 19h, Luizinho Serra se apresenta, seguido por Alcymar Monteiro, Maciel Melo e Nando Cordel. No palco Sala de Reboco, a festa começa mais cedo: já a partir das 18h, os forrozeiros vão dançar ao som de Trio de Forró Corisco do Sertão, Antônio Paulino, Ronaldo do Acordeon, Seu Januário Vou Voltar e Toinho do Baião. Quem vai fechar a noite é Mevinha Queiroga.

Para quem quer curtir a noite de São João sem ter que ir para muito longe de casa, os Arraiais de Bairro montados pela Prefeitura do Recife espalham festa para todo lado, com atrações como Família Salustiano e Rabeca Encantada, Caju & Castanha, Faringes da Paixão, Nádia Maia, Cezzinha, Dudu do Acordeon, Azulão e Orquestra Contemporânea de Olinda. Confira a programação completa: https://bit.ly/2tn1pX3.

23 de junho – Ontem, na véspera de São João, o Sítio Trindade recebeu mais de 60 mil pessoas, em dois turnos de festa. Estreando uma programação vespertina, especialmente criada para garantir a alegria das novas gerações de matutos da capital, o arrasta-pezinho do Sítio Trindade começou às 15h, com atrações para matutinhos e matutinhas, como Tio Bruninho e Fadas Magrinhas, que atraíram centenas de crianças e muitas famílias, como a da bancária Áurea Cristina, baiana radicada em Recife há um ano. “Acho indispensável uma festa pública pensada para crianças. É a primeira vez que venho ao Sítio Trindade. Gostei demais”, disse Áurea, moradora da Iputinga.

“Tenho uma forte memória afetiva relacionada ao Sítio, que frequentava quando criança. É a primeira vez que venho para o São João, que geralmente passo em Campina Grande. Na verdade, não lembro de ter vindo adulta ao parque. Vim só por causa da programação infantil e adorei. Achei o ambiente muito bom, excelente. Vai ser uma opção pra mim de agora em diante”, disse Elisângela Jerônimo, 34 anos, com a pequena Heloísa, de oito meses, no colo e o primogênito Arthur, do lado.

Já a autônoma Luana Fernanda, 26 anos, é frequentadora assídua do Sítio. E achou, na tarde de ontem, um motivo a mais para voltar. “Sempre prestigio o São João no Sítio, mas nunca tinha trazido meu filho. Essa programação infantil é uma novidade muito boa. Meu filho vai poder começar a estabelecer uma relação com a cidade e com as festas juninas nos espaços públicos desde pequeno”, disse a mãe de Luan, sabido matuto com dois anos de idade.

Clara Lira também festejou a novidade. E não fez isso sozinha. Moradora de Casa Amarela, ela reuniu toda a vizinhança para conferir a programação infantil. “O horário foi ótimo. Aprovei”, disse a mãe dos pequenos e animados Caio e Davi, que ostentavam, satisfeitos, negras barbas feitas de lápis de olho. 

À noite, a programação começou na Sala de Reboco, que recebeu os trios Vinil e Egídio, além de Sevy Nascimento e outras atrações. No palco principal, quem comandou a noite de festa foi Maciel Salu, Ivan Ferraz, Liv Moraes e o homenageado do Ciclo Junino 2018, Geraldinho Lins. No Palhoção das Quadrilhas, o som foi da Banda Balaio de Cheiro, Israel Filho e Arina Costa.

 

Pátio de São Pedro - Quem escolheu aproveitar a noite de ontem no centro do Recife, encontrou muita festa no Pátio de São Pedro, com apresentações da Quadrilha Junina Sapeca, Ciranda Popular da Fortaleza, Marcelo Pernambucano, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Bia Marinho, Suprema Corte e Banda Cascabulho.

 

A dona de casa Silvana da Silva, 45 anos, mora em Paulista e saiu de casa cedo para conferir as apresentações no Pátio. “Os shows estão maravilhosos e o ambiente, bem tranquilo”. O marido dela, o rodoviário Ismael Vieira, 48 anos, também aprovou a festa. “Há mais de 10 anos nós frequentamos o São João do Recife e está cada vez melhor”, comentou ele.

 

O engenheiro agrônomo Paulo Martis, 63 anos, se deslocou do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, para aproveitar o balancê no Pátio de São Pedro. “O evento está muito animado e a atrações estão bem interessantes”, disse.