Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 25.07.16 - 10h54

Exposição do Afoxé Oxum Pandá entra em cartaz nesta segunda (25) no Núcleo de Cultura Afro-Brasileira

img_alt

Atividade faz parte das celebrações do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (Foto:Divulgação)

 

Em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Teresa de Banguela, o Núcleo de Cultura Afro Brasileira, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, abre suas portas nesta segunda-feira (25) para a exposição 21 Anos de Brilho do Sol e Resistência Negra. A mostra celebra as atividades do Afoxé Oxum Pandá. A abertura acontece às 18h, no Núcleo, que está localizado no Pátio de São Pedro, Casa 34, bairro de São José. A entrada é franca.

A exposição é inaugurada no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado neste 25 de julho. Ao longo desses 21 anos, o Afoxé Oxum Pandá vem se destacando como um espaço de militância e visibilidade da comunidade afrobrasileira. A noite também é uma homenagem à Sony Santos e Luiza Bairros, figuras do front no combate às desigualdades e discriminações contra mulheres negras, que carregam no currículo um histórico de resistência e luta pelo empoderamento feminino na sociedade.  

Papo Som - Nesta terça-feira (26), a partir das 15h, a programação das celebrações do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha prossegue com a realização do Projeto Papo Som. Com o tema: Jovens Negras e a Saúde Reprodutiva, ele leva para o Núcleo Afro pessoas que estão doretamente ligadas ao tema no Recife. Participam da roda de diálogo como facilitadores, Rosimery Santos do setor de Políticas de Saúde da População Negra do Recife; Rosário Trindade, enfermeira sanitarista do CISAM/UPE; Helton Bruno, da Política de Saúde do Homem do Recife; e a secretária da Mulher do Recife, Elizabeth Godinho. O debate é promovido pela Política de Saúde da População Negra, Secretaria de Saúde do Recife e Núcleo de Cultura Afro-Brasileira.

O objetivo é fortalecer e estimular a reflexão acerca das discriminações e da vulnerabilidade social a que são expostas as mulheres negras e afrodescendentes na região latina.

 

Serviço:


Celebrações pelo Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Teresa de Banguela

Local: Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, Casa 34, Pátio de São Pedro, bairro de São José

Informações: 3355.3199

Entrada Franca.

Programação:


Segunda-feira, dia 25 de julho

Abertura de Exposição 21 anos de Brilho do Sol e Resistência Negra Afoxé Oxum Pandá

Homenagem à Sony Santos e Luiza Bairros

Horário: 18h

Terça-feira, dia 26 de julho

Projeto: Papo Som

Tema: Jovens Negras e a Saúde Reprodutiva.

Facilitadores: Rosimery Santos - Política de Saúde da População Negra do Recife

Rosário Trindade – Enfermeira Sanitarista do CISAM/UPE

Helton Bruno – Política de Saúde do Homem do Recife

Elizabeth Severien – Secretaria da Mulher do Recife