Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 25.07.17 - 08h16

Secretaria da Mulher do Recife lança exposição fotográfica Negras de Luta - Filhas de Dandara por espaço, poder e direitos

A mostra estreia hoje no Aeroporto Internacional do Recife e segue até o dia 25 de agosto

 

Fabiana, Sara, Helizângela, Marli, Cléa, Fernanda, Beatriz, Gerlânia e Rose foram convidadas pela Secretaria da Mulher do Recife para participarem da exposição fotográficaNegras de Luta - Filhas de Dandara por espaço, poder e direitos, que estreia hoje (25), no dia da mulher latinoamericana e caribenha, no Aeroporto Internacional do Recife. A ação faz parte de uma série de eventos ocorridos durante todo o mês de julho voltados para a data comemorativa.

Além das fotos, a mostra traz relatos das mulheres sobre descoberta da negritude, combate ao racismo e a importância da ancestralidade. As personagens são representações de movimentos sociais e da gestão municipal que trabalham com o fortalecimento da identidade negra, a luta contra o preconceito e o empoderamento de mulheres.  A exposição é gratuita e segue até o dia 25 de agosto.

Programação - No dia 25, também será lançada uma campanha publicitária nos elevadores do edifício-sede da Prefeitura sobre combate ao racismo institucional. Cinco recifenses foram convidadas para reforçarem a presença das mulheres negras nos espaços de poder com objetivo de promover direitos e ampliar as discussões sobre os temas citados. No dia 26, o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) da Prefeitura do Recife será reforçado com o Núcleo de Gênero e Raça Ajè Negras, uma iniciativa da pasta municipal da Mulher, para incluir o enfoque de gênero e raça nas políticas públicas, promover pesquisas multidisciplinares e construir um banco de dados sobre a situação das mulheres negras no Recife. Além da Mulher, o Núcleo envolverá as pastas de Administração, Saúde, Educação e Direitos Humanos. O evento tem início às 9h, no mezanino da PCR.

Dia 25 de julho - O dia 25 de julho de 1992 foi realizado o primeiro encontro das mulheres negras latinoamericanas e caribenhas na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana. O evento foi tão impactante que acabou se constituindo num marco da luta dessas mulheres contra o racismo, o sexismo e a dificuldade de exercer