Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 25.07.18 - 11h18

Jogos da Pessoa Idosa 2018 promovem integração e qualidade de vida em todo o Recife

img_alt

Começa nesta quinta-feira (26) a programação voltada para a promoção da qualidade de vida, integração e estimulo à prática esportiva para pessoas a partir de 60 anos (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Para movimentar e alegrar o calendário esportivo da cidade, está chegando a 11º edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife, que acontece entre os dias 26 de julho e 03 de agosto, com tema “Idoso ativo: é proibido cochilar”. A série de atividades promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e do Conselho Municipal de Direitos e Defesas da Pessoa Idosa. Trinta e quatro grupos de convivência estão inscritos, totalizando a expectativa de 950 participantes. A abertura da programação será nesta quinta-feira (26), às 14h, no Clube Português, no bairro das Graças.

Neste primeiro dia de programação, a animação será com o baile de abertura e orquestra de frevo. A solenidade contará ainda com cerimônia da tocha olímpica, juramento dos atletas e desfile do atleta mais idoso dos grupos participantes. Já na manhã dia seguinte (27), a partir das 8h, as atividades seguem para o Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. Lá acontecerão oficinas de artesanato, yoga, bocha, entre outras atividades. Nos dias 31 de julho, 02 e 03 de agosto, também no Compaz do Cordeiro, acontecem as modalidades esportivas adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, dominó, damas, hóquei e muito mais, a partir das 8h.

A programação também traz, no domingo pela manhã (29), a já tradicional caminhada pelas ruas do Recife Antigo. Com a presença da frevioca e música por conta de uma orquestra de frevo, não faltará animação durante o percurso pelas ruas mais antigas da cidade.

Na segunda-feira (01), as atividades chegam ao Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, no Bairro de Boa viagem. A programação da noite conta com mostras culturais dos grupos de convivências de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Dança, canto e poesia fazem parte da apresentação própria dos participantes.

O encerramento dos Jogos Da Pessoa Idosa do Recife 2018 será no sábado (04), na AABB, no Bairro das Graças. Cerimônia de encerramento, premiação e baile com orquestra de frevo encerram o ciclo dos jogos. No ano passado, os Jogos da Pessoa Idosa contou com 800 inscritos. A programação tem como proposta a valorização da qualidade de vida, além do estímulo à prática esportiva e o bem-estar de pessoas com a faixa etária a partir dos 60 anos.