NOTÍCIAS

Esportes | 25.08.15 - 16h00

Recife Bom de Bola terá aplicativo para facilitar interação com as equipes

img_alt

App criado durante a Campus Party disponibilizará informações como tabela, classificação, placares dos jogos, cartões e resultados dos julgamentos. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O secretário de Esportes, George Braga, e o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Eugênio Antunes, entregaram, na manhã desta terça (25), a premiação para o programador Adriel Café, um dos vencedores da maratona de programação Hacker Cidadão, promovida pela Prefeitura do Recife durante a Campus Party. Ele criou o aplicativo Recife Bom de Bola, que será usado na edição de 2015 do campeonato de futebol de várzea, disponibilizando informações como tabela, classificação, placares, quantidade de cartões e resultados dos julgamentos.

Como prêmio, Adriel recebeu um MacBook. De acordo com o secretário George Braga, o aplicativo é mais uma maneira de aproximar o Recife Bom de Bola da população. "A interação vai ficar muito mais fácil. Todas as situações de jogo estarão disponíveis ao público, com fácil acesso", avalia, comemorando a grande adesão ao campeonato deste ano, que já teve cerca de 690 equipes inscritas. "É a demonstração do sucesso do projeto. No ano passado tivemos um crescimento de 10% e, em 2015, vai ser bem mais do que isso. Os boleiros estão aderindo e confiando cada vez mais no Bom de Bola", comenta.

O aplicativo será baixado gratuitamente e possibilitará maior interação entre os participantes e a organização do torneio. "Promovemos os hackathons para estimular a utilização do Portal Dados Abertos, que reúne diversas informações da Prefeitura de forma simplificada e pode ser utilizado por qualquer pessoa. Em 2013, quando lançamos a ferramenta, fomos pioneiros e servimos de modelo para outras prefeituras", destacou Eugênio Antunes.

O programador Adriel Café explica que os usuários poderão acessar a agenda dos jogos, regulamento, tabela de classificação, cartões amarelos e vermelhos, lista dos campos, informações sobre os julgamentos e fotos no Instagram. "Escolhemos o Recife Bom de Bola porque o futebol é o esporte nacional. Queremos contribuir com esse projeto e ajudar os jovens atletas a conseguir seus objetivos", afirmou. O conteúdo vai ser atualizado a cada jogo e o aplicativo poderá ser baixado a partir de setembro, quando os jogos começarem. 

Nova categoria - Outra novidade desta edição do Recife Bom de Bola é a inclusão da categoria Sub-13. Haverá também as disputas no Aberto Masculino, Feminino, Veterano, Sub-15 e Sub-17, já presentes nos anos anteriores. Em 2014, o torneio teve 550 equipes inscritas e cerca de 13 mil atletas.