Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 25.08.16 - 15h03

CTTU implanta sete novos sinais sonoros no Corredor Leste-Oeste do BRT

No total, Recife vai passar a contar com 56 equipamentos, que dão mais segurança aos pedestres

 

Na 15ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura do Recife, por meio da  Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar sete sinais sonoros ao longo do Corredor Leste-Oeste do BRT, no próximo sábado (27). Com esse reforço, a cidade passa a contar com 56 equipamentos - maior número já registrado na cidade -, que proporcionam mais segurança durante a travessia dos pedestres, principalmente para as pessoas cegas. 

Ações desse tipo, bem como a implantação de 77 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, de refletores de LED em faixas de pedestres, o trabalho dos 348 orientadores de trânsito, a pintura de cerca de 4 mil faixas de pedestres e a implantação de 6 mil placas de sinalização vertical, estão interligadas e são responsáveis pela redução de cerca de 30% do número de vítimas fatais no trânsito do Recife, se considerarmos os dados obtidos entre os anos de 2012 a 2015. 

Para Nelson Nogueira, gerente de Sinalização Semafórica da CTTU, a ação é mais um passo importante na melhoria da segurança viária e da acessibilidade nas vias da cidade. "Assegurar que a pessoas com deficiência possa viver de forma independente e exerçam seus direitos de cidadão de forma plena é um compromisso do poder público. Nesse sentido, a iniciativa é importante porque vai garantir mais segurança na travessia em corredores importantes da cidade", explica.

Os aparelhos, que emitem um sinal sonoro quando o semáforo está verde para os pedestres, serão implantados em seis semáforos (nos dois sentidos da via), distribuídos em três estações do BRT. São elas: Estação BRT Praça do Derby, Estação BRT Forte do Arraial (próximo ao Parque de Exposições do Cordeiro) e Estação BRT Parque do Cordeiro, as duas últimas localizadas na Avenida Caxangá. Ainda haverá um equipamento sonoro implantado no semáforo do cruzamento entre a Rua Benfica e a Estrada dos Remédios. Os novos equipamentos vão funcionar junto com os outros cinco dispositivos sonoros que já estão em funcionamento ao longo do Corredor Leste-Oeste do BRT, mais precisamente nos cruzamentos da Avenida Conde da Boa Vista com as ruas da Aurora, Soledade, Gervásio Pires, Hospício e Sete de Setembro. 

Atualmente, o Recife possui 644 semáforos, dos quais 213 são do tipo ocasional de pedestre, sendo que  destes, 49 já contam com o dispositivo sonoro. Com a implantação dos sete novos dispositivos, a cidade vai passar a contar com 56 sinais sonoros, representando 26% dos equipamentos exclusivos para a travessia de pedestres. A expectativa é que mais oito do tipo sejam implantados até o final do ano. É importante destacar ainda que, dos 644 aparelhos que compõem a rede semafórica do Recife, 451 são equipados com nobrakes, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.

 

Confira a localização dos novos equipamentos:

 

- Semáforo 275 - Avenida Caxangá / Estação BRT Parque do Cordeiro (Cid/ Sub)

 

- Semáforo 606- Avenida Canxagá / Estação BRT Parque do Cordeiro (Sub/ Cid)

 

- Semáforo 267- Avenida Caxangá/ Estação BRT Estrada do Forte (Cid/ Sub)

 

- Semáforo 268-  Avenida Caxangá/ Estação BRT Estrada do Forte (Sub/ Cid)

- Semáforo 051- Rua Benfica / Estrada dos Remédios

 

- Semáforo 516- Praça do Derby/ Estação BRT Derby (Sub/Cid)

 

- Semáforo 522- Praça do Derby/ Estação BRT Derby (Cid/ Sub)

 

MOBILIDADE - A implantação dos dispositivos faz parte de um trabalho que a Prefeitura do Recife desenvolve desde 2013, com objetivo de dar mais segurança aos pedestres. Entre as ações, o ordenamento do comércio informal do Recife, no centro e nos largos comerciais, tem recuperado a mobilidade das pessoas. Mais de 4 mil ambulantes foram cadastrados e já começaram a ser realocados para centros de comércio popular, como as Feiras Novas já inauguradas em Água Fria e Nova Descoberta. Os largos comerciais receberam um olhar especial da PCR. Casa Amarela já foi ordenada e Afogados receberá uma Feira Nova. Beberibe, Encruzilhada e Jordão também já receberam melhorias no ordenamento.

A gestão atual também realiza, desde 2013, uma ação pioneira para recuperação de calçadas, que beneficia canteiros centrais de vias, praças, parques, linhas d’água (canais, rios etc) e imóveis públicos municipais localizados em diversos corredores viários da cidade. Já foram requalificadas 84,1 km de calçadas. Na última terça-feira (23), a prefeitura anunciou os detalhes do primeiro lote de calçadas que serão requalificados no Recife, em um projeto que prevê a requalificação de 134 quilômetros de calçadas e mais 56,3 mil m² de largos. Nesta primeira etapa, são 10,9 quilômetros de calçadas em 12 importantes vias da cidade. Também estão em andamento obras de requalificação do canteiro que divide a pista local e principal da Agamenon Magalhães - nos trechos onde estão implantadas três paradas de ônibus, no sentido Recife/Olinda. 

Também estão em andamento intervenções para recuperação das calçadas da Avenida Conde da Boa Vista. Desde o início do mês, o município está realizando o conserto dos trechos danificados em toda a extensão da via, com fechamento de buracos; correção de depressões; manutenção das caixas de drenagem e restauração dos alegretes. O investimento, que também inclui o gradil que separa as duas pistas de rolamento, é de R$ 130 mil. Além disso, está em fase final de execução a requalificação do calçadão da orla de Boa Viagem, cujo aporte é de R$ 150 mil.