Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.08.17 - 15h17

Prefeito Geraldo Julio recebe Porta-Voz da Unicef para crianças com deficiência

img_alt

Atleta paralímpica norte-americana, Lucy Meyer veio ao Recife para participar da Olimpíada Especial, que acontece neste sábado (26) no Compaz Ariano Suassuna, e trocar experiências em iniciativas para as pessoas com deficiência (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio recebeu na manhã desta sexta-feira (25) a atleta paralímpica norte-americana Lucy Meyer, Porta-voz para crianças com deficiência do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O encontro serviu para que o gestor conhecesse o trabalho realizado pela paratleta e também apresentasse o que o Recife vem fazendo sobre as políticas públicas para as pessoas deficientes. Lucy participa dos Jogos Locais das Olimpíadas Especiais, ação esportiva e de saúde para pessoas com deficiência intelectual, promovida em parceria entre a Uninassau, a Prefeitura do Recife e Unicef. O Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, receberá parte da competição.

“Uma adolescente de 16 anos que é militante internacional para a causa da inclusão, sobretudo de crianças. As Olimpíadas Especiais acontecem no Recife, promovem a inclusão e a Lucy é um exemplo de como o esporte pode transformar a vida de uma pessoa. Ela escolheu o Recife para promover as Olimpíadas e divulgar a importância da inclusão”, destacou o prefeito Geraldo Julio. O gestor ainda apresentou algumas das ações realizadas pela Prefeitura para Lucy, como as políticas especiais para alunos com deficiência na rede municipal de ensino, com a contratação de Agentes  de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, professores bilíngues para aulas em Libras, transporteadaptado de alunos, o Praia Sem Barreiras, que promove o turismo e lazer acessível e possibilita pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de tomar banho de mar, entre outras iniciativas.

O objetivo da visita de Lucy Meyer ao Recife é dar voz e visibilidade às crianças com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, e defender a inclusão integral delas em suas comunidades. Nascida com paralisia cerebral, a garota de 16 anos é nadadora e atleta ativa das Olimpíadas Especiais nos Estados Unidos, competição em que ganhou medalha de ouro em 2014, representando o time da Califórnia nos jogos de Nova Jersey. Lucy iniciou seu envolvimento com o Unicef, ainda em 2011, ao começar a arrecadar recursos para apoiar crianças com deficiência em países em desenvolvimento.

“Estou muito feliz em poder participar das Olimpíadas Especiais aqui no Recife e promover a inclusão de crianças no esporte. Muito obrigado por nos receber. Gostei muito do que eu vi aqui em Recife e todo o trabalho que é realizado para as pessoas com deficiência, principalmente para as crianças. Está sendo incrível essa minha passagem e estou feliz em poder competir com as pessoas de Recife”, comemorou Lucy. Além de participar dos Jogos Locais das Olimpíadas Especias, que pretende reunir cerca de 150 atletas neste sábado (26) no Compaz Ariano Suassuna, ela visita a Escola Municipal Engenho do Meio, referência no atendimento inclusivo, e vai participar da Caravana do Esporte e das Artes, que deverá reunir mais de 300 crianças em atividades de lazer e esportiva.

A secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, também ressaltou a importância de receber uma paratleta do nível de Lucy no Recife. “Para o Recife é muito importante receber uma pessoa como Lucy, que traz uma história de superação, de inclusão e que é a mesma ideia que nós da gestão compartilhamos. São várias ações que estão sendo realizadas com esta finalidade, com o esporte sendo o pivô desa transformação. E isso nos alegra bastante. O esporte educa, disciplina, doutrina e inclui, e ela tem a missão de transmitir essa mensagem”, contou.