NOTÍCIAS

Cultura | 25.09.12 - 10h36

Guarda Municipal é capacitada para Copa de 2014

[caption id="attachment_26573" align="alignleft" width="334"] Alunos da 9ª turma do curso de espanhol para turismo receberam certificado de conclusão. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Durante três semanas, 30 guardas participaram das aulas de espanhol

A fim de preparar os profissionais da Guarda Municipal para a Copa de 2014, A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Administração, entregou, na tarde desta segunda-feira (24), aos alunos da 9ª turma do curso de espanhol para turismo, o certificado de conclusão das aulas. A cerimônia aconteceu no auditório da Guarda, na Rua dos Palmares, em Santo Amaro. Com aulas de segunda à sexta, das 13h às 17h, o curso durou três semanas e foi ministrado pela professora Sheila da Fonte, que deu aula para 30 alunos.

Estavam presentes as gerentes de Convênios e parcerias, Romena Luna, de capacitação, Silvia Torreão, o coordenador do curso, Adriano Tiburcio e o comandante da Guarda Municipal, Flávio Romarico. “Todo o objetivo dessa iniciativa foi viabilizando instruir os guardas para que eles tenham um aproveitamento maior dos seus serviços. Isso facilitará tanto para a população quanto para os próprios guardas. Após esse curso, acreditamos que a comunicação entre os visitantes e os guardas irá fluir normalmente”, afirma Silvia Torreão, gerente de capacitação.

Oferecer um atendimento de qualidade aos turistas tem sido uma preocupação crescente no Brasil, em especial nas cidades-sedes da Copa do Mundo 2014, como o Recife. Para o comandante da Guarda Municipal, Flavio Romarico, o curso de idiomas é prioridade. “Sem dúvidas para os eventos esportistas de 2013 e 2014 o nosso efetivo estará mais qualificado, vai ser um diferencial imenso. Queremos também com isso valorizar a autoestima dos profissionais. Essa parceria é uma marca na gestão atual, já foram quase 10 cursos de espanhol e quatro turmas de inglês. O cidadão recifense e os turistas irão poder ter esse contato direto e isso é incrível. O campo profissional e pessoal são primordiais para o crescimento da cidade”, ressalta Romarico.

Já para a professora Sheila da Fonte, o curso é beneficia a sociedade pernambucana. “Os guardas estão empolgados com essa oportunidade. E querem continuar a estudar e aprimorar os conhecimentos que aprenderam aqui”, diz Sheila. Muitos alunos já estão inscritos em alguns colégios da Prefeitura do Recife e do estado. Outros estão matriculados em consulados que também proporcionam curso de espanhol básico, intermediário e avançado.