NOTÍCIAS

Mobilidade | 25.09.15 - 09h56

CTTU disciplina o estacionamento no entorno do Mercado de Nova Descoberta

Iniciativa faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), que visa melhorar a mobilidade da área e ordenar o comércio informal do bairro

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá realizar, neste sábado (26), o disciplinamento do estacionamento no entorno do Mercado de Nova Descoberta. As ruas Córrego da Areia e Nova Descoberta terão o estacionamento proibido e vagas de carga/descarga regulamentadas. A iniciativa está vinculada a uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), que vem realizando o ordenamento do comércio informal no largo comercial de Nova Descoberta.

Com a ação, o trecho da Rua Córrego da Areia, compreendido entre as ruas Josélia e Croalandia, terá o estacionamento proibido permanentemente do lado direito e estacionamento proibido de segunda a sábado, das 6h às 20h, no lado oposto, para os condutores que seguem no sentido Rua Croalandia/ Rua Josélia. Ainda na Rua Córrego da Areia, no trecho entre as Ruas Josélia e Nova Descoberta, o estacionamento será proibido permanentemente dos dois lados, exceto para os veículos que irão realizar carga/descarga, entre segunda e sexta-feira, das 12h às 16h, no trecho indicado pela sinalização vertical.

A Rua Nova Descoberta também terá o estacionamento disciplinado. Os condutores serão proibidos de estacionar nos dois lados da via, no trecho onde está localizado o mercado público do bairro, entre a Rua Córrego da Areia e a Avenida Vereador Otacílio Azevedo. Aqueles que desejarem realizar carga/descarga, terão uma vaga destinada a esse tipo de operação.


Para regulamentar a ação, a CTTU implantou cerca de 80 placas de sinalização vertical e toda a sinalização horizontal, incluindo uma faixa de pedestres em frente à Escola Municipal Professor Moacir de Albuquerque , localizada na Rua Córrego da Areia. Além disso, equipes de agentes de trânsito estarão nos locais para orientar os condutores e informar sobre as mudanças durante a primeira semana de implantação. A Companhia orienta que os motoristas respeitem a sinalização e tenham atenção às alterações implementadas para evitar transtornos.

COMÉRCIO INFORMAL- A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), vem realizando, desde o primeiro semestre de 2015, o ordenamento do comércio informal no largo comercial de Nova Descoberta. Cerca de 130 ambulantes e feirantes cadastrados foram realocados para o pátio do mercado público do bairro, liberando a calçada para os milhares de pedestres que circulam no local. A previsão é que até novembro deste ano 98 feirantes sejam transferidos para o novo pátio de feira que está sendo construído na área, já o restante dos comerciantes serão destinados para a área internada do mercado.