Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 25.09.17 - 12h10

Exames oftalmológicos e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

Nestas terça (26), quarta (27) e quinta-feira (28), estudantes da rede municipal de ensino participam do projeto Visão do Futuro, iniciativa do Lafepe patrocinado pelo Itaú, com parceria da Fundação Altino Ventura e as Secretarias de Educação do Estado e do Recife, além da Secretaria de Segurança Urbana do Recife para consultas oftalmológicas e cessão de óculos gratuitos. As ações acontecerão no Compaz Governador Eduardo Campos, no Cordeiro.

Participam da ação estudantes da rede pública do entorno do equipamento e, para esta etapa, estão programadas 192 consultas de estudantes triados por educadores de quatro escolas municipais e duas estaduais. Os que necessitarem de óculos contarão com estrutura do Lafepe, no mesmo local, para escolha das armações e medições necessárias à produção das lentes corretivas.

Neste mutirão, há 84 alunos da rede municipal beneficiados matriculados nas unidades Novo Horizonte, São João Batista, Alto Santa Terezinha e Antônio Tibúrcio. O primeiro mutirão do projeto aconteceu em maio deste ano, no Compaz do Alto Santa Terezinha, quando 330 estudantes das redes estadual e municipal foram beneficiados com consultas oftalmológicas que geraram 141 óculos Lafepe. A entrega aconteceu no mês de agosto. 

A execução do Projeto Visão do Futuro envolve quatro etapas. A primeira atividade, assinada pela Fundação Altino Ventura, é a capacitação de professores para triar os estudantes nas escolas selecionadas. Em seguida, os estudantes passam por avaliação, nas unidades de ensino, com o uso da escala optométrica: um diagrama utilizado para medir a acuidade visual. Os triados seguem para as consultas oftalmológicas e podem ser direcionados para uso de óculos ou para realização de exames, através de encaminhamentos ao serviço de regulação.

 

PROJETO VISÃO DO FUTURO

SEGUNDO MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO

LOCAL: COMPAZ GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

DIAS: 26,27 E 28 DE SETEMBRO

A PARTIR DAS 7h30