Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 25.09.17 - 12h03

Jogos Escolares do Recife foram abertos neste domingo (24)

A solenidade contou com desfile, bandas e fanfarras e muito mais, dando início a programação, que segue até novembro, voltada para os estudantes da rede municipal de ensino do Recife

 

Foi dado o pontapé inicial para os Jogos Escolares do Recife, neste domingo (24). A solenidade contou com desfile, bandas e fanfarras e vários estudantes da rede municipal de ensino que vão participar desta competição que começa dia 9 de outubro e segue até novembro. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação, o torneio tem como objetivo estimular e impulsionar a interação entre alunos de diferentes escolas, proporcionando estímulo à prática esportiva. São 925 alunos estão inscritos nas modalidades coletivas e 369 nas modalidades individuais. 

Saindo da Rua da Aurora, os participantes caminharam até a Praça do Arsenal, onde aconteceu toda a festa. Teve pira sendo acesa, juramento do atleta e também destaque para as homenageadas da competição: as ex-atletas olímpicas Adriana Salazar (natação) e Sandra Carla (Handebol). "Temos investido muito no Esporte aliado à Educação, estamos iniciando uma série de programas voltados para o esporte de rendimento, uma fonte para revelarmos novos atletas na cidade. Temos muito orgulho desse novo momento para o Esporte na cidade", destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, complementou dizendo que o mesmo esforço está sendo feito no âmbito estadual. "Estamos investindo na qualidade de vida das pessoas, na formação. O Esporte liberta e o Recife, junto com Pernambuco, vai crescer ainda mais formando grandes atletas". 

O secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, chamou a atenção para o quanto o esporte auxilia na formação do caráter das pessoas. "Competições ajudam na consciência do coletivo, no respeito ao próximo. Por isso, é importante que cada um que está participando se lembre que já são todos vencedores". A secretária executiva de Esportes, Yane Marques, acredita que a competição também funciona como um garimpo de bons atletas. "Jogos Escolares remetem a um resgate da nossa história. É um evento cultural, além de esportivo, e eu estou muito feliz que estamos conseguindo realizar uma programação como essa na cidade. Assim como qualquer competição, os Jogos são uma vitrine e não deixa de ser uma oportunidade para revelar novos talentos". 

Abimael José, de 15 anos, passou por cima da vergonha e representou todos os estudantes fazendo o juramento do atleta, que rege sobre o respeito ao próximo também durante as competições, sobre o fair play e a interação entre os alunos atletas. "Estou particularmente muito ansioso. É a primeira vez que vou participar de uma grande competição e eu acredito que vai nos ajudar demais, tanto a parte das atividades esportivas, como também o fato de que vamos conhecer várias pessoas novas". Ele, que vai competir pela Escola Municipal Paulo Sexto, que fina na Linha do Tiro, se inscreveu nas modalidades atletismo, vôlei e futsal.  

Não menos ansiosa, a jovem Kaylane da Silva, de 14 anos, está inscrita no atletismo. Ela, que já treina na modalidade há alguns anos, está curiosa para ver o desempenho dos colegas. "Esta será uma grande oportunidade para a gente se especializar em alguma modalidade esportiva. Além de competir para ganhar, quero competir para me divertir e aproveitar cada minuto.

No dia 9 de outubro, primeiro dia da competição, os alunos inscritos na natação se enfrentam na piscina do Compaz Escritor Ariano Suassuna, que fica no Cordeiro. Os que aderiram ao badminton vão jogar nos dias 9 e 10, também no Compaz do Cordeiro. Aqueles inscritos no atletismo vão se encontrar no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, nos dias 17 e 18. O horário das competições é das 9h às 17h. As modalidades coletivas (futsal, handebol e voleibol) vão acontecer no período de 23 de outubro a 28 de novembro, ainda com datas e locais a definir.

Os Jogos Escolares do Recife estão disponíveis para todos os estudantes inscritos das escolas municipais que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental e são uma etapa eliminatória que classifica para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Os Jogos Escolares do Recife fazem parte do Programa de Esporte Educacional, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. Parceira da ação, a Uninassau vão garantir profissionais e estudantes de enfermagem, educação física e fisioterapia durante todos os jogos.

 

JOGOS DA PESSOA IDOSA

Este domingo (24) contou ainda com mais uma atividade dentro da programação da 10ª edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife. Mais de 900 pessoas participaram da caminhada pelo Recife Antigo, que contou também com frevioca garantindo a trilha sonora do passeio. Desde o dia 13 de setembro, estão sendo promovidas diversas atividades voltadas para a pessoa idosa, bem como atividades esportivas adaptadas que tomaram conta do Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, nos dias  19, 20 e 21. Os participantes participaram de aulão de dança, voleibol, basquete, handebol, futsal, atletismo, arremesso de pelota, estafeta, dominó, dama,  golfe,  hóquei, boliche,  arremesso de arco e tiro ao alvo. O encerramento da programação contará com um baile e será na próxima terça-feira (26), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 14h. Na ocasião, estão convidados também para participar os familiares de todos os inscritos.