Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 25.09.17 - 18h17

Prefeitura do Recife castra 50 cachorros e gatos de protetores de animais.

img_alt

O Sábado dos Protetores começou no último fim de semana e será realizado uma vez por mês. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

 

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) da Prefeitura do Recife deu início a um novo serviço voltado aos protetores de animais: o Sábado dos Protetores. No último sábado (23), foram castrados cerca de 50 cachorros e gatos levados por sete protetores de animais da capital pernambucana até o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da PCR, localizado em Peixinhos.

A ação mensal acontece paralelamente as 50 castrações que são feitas diariamente pela Seda no Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro. Desde outubro de 2013, a Seda já realizou mais de 14 mil castrações de caninos e felinos, machos e fêmeas.

Ficamos muito satisfeitos em iniciar mais esta ação da Seda, tendo em vista a grande demanda dos protetores e o importante papel que eles desempenham na sociedade ao resgatar animais. É uma forma da gente contribuir ainda mais com a redução da população de animais abandonados nas ruas”, avaliou o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Robson Melo. Segundo Robson, que é veterinário, todos os cães e gatos castrados receberam um microchip para identificação individual. Através do número desse microchip, que é intransferível, é possível obter as informações do tutor do animal. Caso o bicho de estimação perca-se, é mais fácil localizar o responsável.

Um dos articuladores da primeira edição do Sábado dos Protetores, junto com a Seda, foi o grupo Anjos do Poço, que, entre outras ações, também atua na proteção de animais do bairro do Poço da Panela. “Achamos a proposta excelente porque, em uma única manhã, os protetores conseguiram esterilizar vários animais. A equipe da Seda foi muito gentil, atenciosa e competente no atendimento. A Prefeitura do Recife merece aplausos por essa ação que só tem a contribuir com o controle de natalidade dos felinos e caninos, evitando o abandono”, opinou a coordenadora do Grupo Anjos do Poço, Laura Ferraz.

Os protetores de animais interessados em participar do Sábado dos Protetores devem se dirigir à Seda, que fica no 5º andar do edifício-sede da PCR, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

AÇÕES – O Sábado dos Protetores é mais uma ação que faz parte da política pública de defesa dos animais que vem sendo implementada pela Prefeitura do Recife desde 2013, quando o prefeito Geraldo Julio criou a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda realizou mais de 14 mil castrações de cachorros e gatos, mais de seis mil consultas clínicas nos mais de 30 mutirões gratuitos organizados pela Seda desde 2014, propiciou a adoção de cerca de mil caninos e felinos nas feiras de adoção em diferentes locais da cidade do Recife, realizou cerca de 500 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana, além de ter inaugurado a primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste, para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda. O Hospital Veterinário do Recife realizou cerca de oito mil atendimentos desde a inauguração, no dia 12 de junho.

 

ASSUNTOS: