NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 25.09.17 - 18h09

Projeto de Educação Patrimonial de volta às salas de aula

img_alt

Durante este mês, mais de 750 alunos de duas escolas municipais estão aprendendo sobre preservação do patrimônio cultural com o Bairro da Gente. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

 

Neste segundo semestre, os alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife continuam a conhecer um pouco mais sobre a preservação do patrimônio. O Projeto de Educação Patrimonial Bairro da Gente contemplou duas escolas em setembro, uma no bairro do Engenho do Meio e a outra no Prado. A equipe da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) é a responsável pela ação.

Desta segunda (25) até a próxima sexta (29), 206 estudantes da Escola Municipal Doutor Samuel Gonçalves, no Prado, começam a se tornar exploradores dos seus bairros. A ideia é que cada aluno, durante uma semana, desenvolva atividades a partir de desenhos, fotos e pequenos vídeos sobre o bairro onde mora e reconhecer nesses territórios lugares que são de uso comum que precisam ser cuidados, com o campinho de futebol, a praça, o mercado, a feira.

Com isso, a equipe da DPPC visa despertar neles o sentimento de pertencimento em relação ao bairro onde vivem, de conhecimento sobre a cidade e da importância que a cidadania tem nesse processo.

Entre os dias 11 e 15 deste mês, foi a vez de 568 alunos da Escola Municipal do Engenho do Meio participarem do projeto. A ideia de levar os conceitos sobre a preservação do patrimônio cultural para as escolas municipaissurgiu a partir do curso de formação para professores da Rede Municipal de Ensino, que teve como tema a Revolução Pernambucana de 1817 e foi realizada no final do primeiro semestre. O projeto Bairro da Gente iniciou o segundo semestre deste ano na Escola Municipal Professor Adauto Pontes, no bairro do Jordão Alto, zona Sul do Recife.