Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 25.09.18 - 17h39

9ª Mostra de Circo do Recife começa amanhã (26)

img_alt

Promovida pela Prefeitura do Recife, com atividades todas gratuitas e abertas ao público, programação contará com oficinas, vivências, números, feirinhas, espetáculos e cinema, até o próximo domingo (30). Nesta edição, além do Sítio Trindade, seu picadeiro cativo, a Mostra ocupará outros espaços públicos, como o Paço do Frevo, o Compaz Eduardo Campos, o Parque da Jaqueira e o Boulevard Rio Branco, no Recife Antigo. (Foto: Wesley D'Almeida/Arquivo PCR)

 

 

Nesta última semana de setembro, a capital pernambucana vai virar picadeiro, com a programação preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para a 9ª edição da Mostra de Circo do Recife. Gratuitas e abertas a todo o respeitável público recifense, serão oferecidas atividades como vivências, oficinas, números de rua, feirinhas, espetáculos e até cinema, de amanhã (26) até domingo (30), para celebrar e perpetuar a arte popular de resistência que se confirma a cada gargalhada arrancada pelo palhaço e a cada suspiro que o mágico tira da cartola.

Desta 9ª edição, farão parte circos itinerantes de Pernambuco, como o Circo Alves, o Disney Circo,  o Circo Nawellington e o American Circo. Vai ter também artista consagrado de outros estados do Brasil estreando na cidade e até compartilhando seus saberes circenses, como a baiana Millena Miranda e a carioca Geórgia Bergamim, que ministrarão oficinas gratuitas na programação da Mostra. Tampouco faltarão entre as atrações os artistas mambembes e de rua daqui e de acolá, que rodam o mundo inteiro transformando asfalto em picadeiro, como o paulista Paulo Ygar, o chileno Carlos Vivero e o argentino Cristian Vargas.

Mambembe como todo circo que se preze, a Mostra irá espalhar alegria Recife afora, ocupando, além de seu picadeiro cativo no Sítio Trindade, outros espaços públicos, como o Paço do Frevo, o Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, o Parque da Jaqueira e o Boulevard Rio Branco, no Recife Antigo. A programação estreia no Sítio Trindade, nesta quarta-feira, passa por todos esses lugares e só chega à Avenida Rio Branco no domingo, com apresentações e vivências, que convidarão o público a fazer parte da brincadeira.

Entre uma risada e um susto, os presentes poderão recuperar as energias na feira gastronômica Comidinhas de Circo, novidade desta 9ª edição da Mostra, que levará para o Recife Antigo guloseimas circenses como algodão doce, pipoca e maçã do amor. No Sítio Trindade também vai ter feirinha, mas não será gastronômica. Na sexta (28) e no sábado (29), das 14h às 20h, estarão à venda equipamentos e aparelhos circenses profissionais, além de acessórios e maquiagens da DYM e da

Cinema no picadeiro - Na quinta-feira (27), o destaque da programação no Sítio será a exibição aberta ao público do filme Jonas e o Circo, que já percorreu mais de 30 festivais, tendo sido premiado no México, nos Estados Unidos, na Espanha e na França. Primeiro longa de Paula Gomes, rodado em Salvador, o filme conta a história de um garoto de 13 anos, neto de artistas circenses, que escolhe sonhar o mesmo sonho de seus antepassados e funda um circo no quintal de casa.

Doutores da Alegria - No domingo, a programação da 9ª Mostra de Circo do Recife contará com um reforço de peso - e de nariz vermelho: a trupe dos Doutores da Alegria, melhor remédio para casos de tristeza aguda, enfado e apatia. Às 8h30, eles promoverão o 5º Bobociclismo, no Parque da Jaqueira, de onde sairão em pedalada para celebrar os 15 anos de atividades no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria. Às 13h, haverá a abertura da mostra fotográfica Doutores da Alegria Recife – 15 anos, no grande picadeiro que vai virar a Avenida Rio Branco.

Oficinas - Mais que assistir e se emocionar, o público poderá participar da programação montada pela Prefeitura do Recife. Além dos espetáculos, a Mostra vai oferecer duas oficinas gratuitas para iniciados: de Acrobacia Aérea, com Millena Miranda (BA), de quarta (26) a sexta (28), das 14h às 17h, no Sítio Trindade; e de Contorção, com Geórgia Bergamim (RJ), de sexta (28) a domingo (30), das 9h às 12h, no Paço do Frevo. Para se inscrever na oficina de acrobacia, é preciso mandar e-mail para gerenciacirco.fccr@gmail.com, informando nome, idade e telefone para contato. Para participar da oficina de acrobacia, basta acessar: http://bit.do/bergamim.

Homenageado – A Mostra de Circo renderá desta vez uma justa homenagem a José Carlos da Silva, que é, sozinho, um circo inteiro, carregando consigo uma multidão de personagens e habilidades de picadeiro. Para desenvolver tantos talentos, começou sua trajetória circense bem cedo, ainda aos 9 anos de idade, quando se tornou vendedor de pipoca no Circo Havaí. Aos 10, já voava nos trapézios, sagrando-se o Príncipe das Alturas, seu primeiro alterego circense. Logo depois, aos 11 anos, pariu mais um personagem para a sua trupe de um circense só: o Palhaço Birrinho, nome dado pelo dono do Circo Havaí, Sr. Eugênio.

Sete anos mais tarde, aos 18, resolveu dar vazão a seu antigo apreço pelo ilusionismo, encarnando o Mágico Professor Carlos, segundo pseudônimo que assumiu no picadeiro, onde também foi e é atirador de facas e capataz. Além de habilidades, colecionou trupes, tendo trabalhado nos circos Havaí, Leone, Copa do Mundo, Atalaia, África do Sul, Manchete, Barcelona, 7 Anões, Real, Grand Londres Circo, Disney, Di Nápoli, Lambari, Alakazam, entre muitos outros. Aos 63 anos de idade e 54 de picadeiro, José Carlos segue atuando como mágico, palhaço e atirador de faca no Circo Popular de Limoeiro. “Não deixo o circo por nada nesse mundo. É lá que me sinto vivo”, diz o multifacetado artista, que vai deixar, além dos personagens que criou, outra multidão como legado para o circo: seus 8 filhos, 48 netos e 6 bisnetos, todos “circenses de nascença”.

 

PROGRAMAÇÃO DA 9ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE

De 26 a 30 de agosto

 

Quarta-feira (26)

14h às 17h – Oficina de Acrobacia Aérea com Millena Miranda (BA), no Sítio Trindade

Quinta-feira (27)

14h às 17h – Oficina de Acrobacia Aérea com Millena Miranda (BA), no Sítio Trindade

19h – Filme “Jonas e o Circo” dirigido por Paula Gomes, no Sítio Trindade

Sexta-feira (28)

9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo

10h – Espetáculo “A Arte da Mágica” de Mickael Marvey (PE), no Compaz Eduardo Campos

14h às 17h – Oficina de Acrobacia Aérea com Millena Miranda (BA) no Sítio Trindade

14h às 20h – Feira Circense: Venda de matérias de Circo com a DYM – Comércio de Materiais Circenses (SP) e Nil Sapatos (PE), no Sítio Trindade

19h – Cerimônia de homenagem ao multiartista José Carlos da Silva (Palhaço Birrinho | Mágico Professor Carlos)

19h15 – Espetáculo “O Circo da Família Vidal” do Disney Circo (PE), no Sítio Trindade

 

Sábado (29)

9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo

14h às 20h – Feira Circense: Venda de matérias de Circo com a DYM – Comércio de Materiais Circenses (SP) e Nil Sapatos (PE), no Sítio Trindade

16h - Espetáculo “Cabaré – Espetáculo de Variedades Circenses” da Cia. Brincantes de Circo (PE), no Sítio Trindade

17h às 19h - Intervenções circenses com Carlos Vivero (CHI), Cristian Vargas (ARG), Suenne Sotero (PE) e Paulo Ygar (SP), no Sítio Trindade

19h – Espetáculo “O Circo Existe, Olhe pra ele” do American Circo (PE), no Sítio Trindade

 

Domingo (30)

8h30 - 5º Bobociclismo com os Doutores da Alegria (celebreção dos 15 anos de atuação no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria), no Parque da Jaqueira

9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo

13h às 16h - Vivências Circenses de equilíbrio, malabares, acrobacias com Jonathan Marinho, Hosani Gomes (PE), Cesar Gomes (PE) e Rhayan Gomes (PE), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

13h às 17h - Abertura da Mostra fotográfica “Doutores da Alegria Recife – 15 anos”, no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

13h às 17h – “Comidinhas de Circo” - Feira gastronômica com comidas de circo (algodão doce, pipoca, maçã do amor), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

16h – Mostra de Números Circenses com Rapha Santacruz (PE), Natália Lua (PE), Cia. 2 em Cena (PE), Jaqueson Santana (PE), A Trupe (PE), Ivo Amaral (PE), Suenne Sotero (PE), Lucrecia Forcioni (PE) e Geórgia Bergamim (RJ), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

16h – Espetáculo “Um Show de Risos & Mágica” do Circo Nawellington (PE), no Sítio Trindade

17h às 19h - Intervenções circenses com Yeyo Juggling (CHI), Erisson Correia (PE) e Suenne Sotero (PE), no Sítio Trindade

19h – Espetáculo “Arte, Luz, Música e muita Alegria” do Circo Alves (PE), no Sítio Trindade