NOTÍCIAS

Cultura | 25.10.14 - 14h48

Companhia argentina mostrou performance inspirada no teatro coreográfico de tensões

O trabalho foi desenvolvido inicialmente no Brasil e Ariana contou com a assessoria de Wolfgang Pannek, da Companhia Taanteatro do Brasil, de São Paulo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O mito de Lilith como uma metáfora das tensões da condição feminina inspirou o espetáculo “Partida”, encenado nesta sexta (25), no Teatro Hermilo Borba Filho, dentro do 19º Festival Internacional de Dança do Recife. Em pouco mais de 40 minutos, a bailarina-criadora argentina Ariana Andreoli, da companhia Mudanzas Escénicas CLAP!, explora o tema sob a perspectiva do Taanteatro, o chamado teatro coreográfico de tensões. O 19º FIDR prossegue até amanhã (26). O encerramento será às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com a apresentação do espetáculo “L’Assaut des Cieux”, uma combinação poética e vibrante de dança, música, teatro e circo, da companhia belga As Palavras – Compangnie Claudio Bernardo. Os ingressos nos teatros têm preços populares, R$ 10,00 e R$ 5,00, e nos demais espaços a programação é gratuita.

Em “Partida”, a técnica do Taanteatro permite que a performer explore as articulações, conflitos e crises de Lilith, a primeira mulher, expulsa do paraíso por não submeter-se a Adão. O trabalho foi desenvolvido inicialmente no Brasil e Ariana contou com a assessoria de Wolfgang Pannek, da Companhia Taanteatro do Brasil, de São Paulo. “Enquanto Lilith representa o livre gozo do corpo, Eva resiste às noções de prazer e assume a sexualidade reproduzida”, explica a bailarina, durante a performance.

No espetáculo, a performer faz uso da nudez como forma de representação dessa característica libertária de Lilith. A experiência do útero, da vida e da morte atravessam a montagem. Com cenografia e desenho sonoros minimalistas – o silêncio cumpre função importante – “Partida” fala sobre um corpo de mulher marcado pela dor.

Programação – O 19º FIDR prossegue com apresentações hoje (25) e amanhã (26). Neste sábado, o grupo maranhense Pulsar apresenta o espetáculo “Expiação”, às 19h, no Teatro Barreto Júnior. No mesmo horário, no Centro Cultural dos Correios, o minifestival baiano De Solos e Coletivos faz sua última sessão com as montagens “As borboletas”, “Serenata” e “Inbox, dos grupos Núcleo Vagapara e Coletivo Quitanda. Às 20h, no Teatro de Santa Isabel, é a vez do espetáculo “Ecos”, dos paulistas da Cia. Fragmento de Dança. No domingo (26), o grupo Bacnaré apresenta “Dança Afro”, às 12h30, no Paço Alfândega. O encerramento do festival será às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com a companhia belga As Palavras – Compangnie Claudio Bernardo, que mostra o espetáculo “L’Assaut des Cieux”.